
O Projeto de Lei 5040/20, de autoria do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), prevê severas punições a quem recusar a vacina contra Covid-19, inclusive a eliminação em concurso público.
A proposta foi encaminhada par a Câmara dos Deputados em outubro de 2020 e desde então não contou com novas movimentações.
As consequências, de acordo com o texto, seriam as mesmas previstas no código eleitoral. Com isso, o candidato não poderá ser nomeado para cargo público, receber salário de função ou emprego público e obter alguns tipos de empréstimos.
Tecnicamente, de acordo com a Justiça Eleitoral, a ausência do voto também impede a inscrição do candidato em concurso público, porém a eliminação poderá ocorrer apenas na etapa em que é exigida a comprovação da regularidade eleitoral.
Esse é o caso dos concursos públicos para área policial e jurídica, por exemplo, que exigem investigação social
A pessoa também fica impedida de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial (como as universidades públicas), obter passaporte e participar de licitações.
“Se é direito do cidadão negar-se a fazer algo que não esteja devidamente previsto em lei, é dever do Estado assegurar o direito de todos à saúde, e aqui reside o centro que justifica esta proposta normativa”, disse Neves durante a apresentação do PL.
O assunto é polêmico, mas o Direção Concursos quer saber a sua opinião: você é contra ou a favor da eliminação do candidato que não for vacinado contra o Covid-19? Participe da enquete abaixo:
[poll id=”7″]
Concurso Público: grandes editais confirmados
O mundo dos concursos públicos está recheado de excelentes previsões para quem sonha em ingressar na carreira policial.
Os editais para a Polícia Federal (concurso PF) e para a Polícia Rodoviária Federal (concurso PRF) são grandes oportunidades para a carreira policial. Ambos editais oferecem, no total, 3 mil vagas de nível superior.
O concurso PF já teve o edital publicado. Interessados poderão se inscrever por meio do site da banca Cebraspe entre os dias 22 de janeiro até o dia 9 de fevereiro de 2021.
O valor da taxa de participação é de R$ 250 para o cargo de delegado e R$ 180 para os demais cargos. Veja detalhes aqui!

O concurso PRF terá edital publicado no dia 19 de janeiro com a oferta de 1.500 vagas no cargo de policial rodoviário federal, para candidatos de nível superior em qualquer área de formação.
As provas objetivas estão marcadas para o dia 28 de março. Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova Objetiva e Discursiva (eliminatória e classificatória)
- Exame de Capacidade Física (eliminatório)
- Avaliação de Saúde (eliminatório)
- Avaliação Psicológica (eliminatório)
- Avaliação de Títulos (classificatório)
- Investigação Social (eliminatório)

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Tem dúvida de como organizar o seu estudo pós-edital? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica muito rápida e importante. Confira abaixo:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
