Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: como está a situação do certame?

Concurso Receita Federal: como está a situação do certame?

Após a confirmação do nome do novo secretário da Receita Federal, o concurso para o órgão (concurso Receita Federal) deu indícios de que finalmente está se movimentando.

A movimentação foi pequena, mas ainda assim trouxe esperança aos concurseiros que esperam pelo novo edital.

Para quem não se lembra, o edital do concurso Receita Federal estava previsto para ser lançado neste segundo semestre de 2021, conforme repassado pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco).

Recentemente a categoria dos auditores fiscais ameaçaram um “apagão” como forma de protesto contra diversas medidas, incluindo a falta de realização de um novo certame para órgão.

De acordo com a categoria, a não realização de um novo concurso compromete a operacionalização de departamentos como fiscalização, alfândega e fronteiras. Confira mais detalhes!

Conforme noticiamos, somente de 2018 a 2021, a Receita Federal perdeu 2.137 servidores. Desse total, 1.433 eram lotados em cargos de auditores e 704 em cargos de analista.

O subsecretário-geral da Receita Federal, Moacyr Mondardo Júnio, esclareceu o motivo do edital ainda não ter sido autorizado.

De acordo com o representante, em reunião realizada no dia 4 de novembro, nunca houve uma resposta formal sobre porque o concurso não foi autorizado pela Secretaria Especial de Gestão e Governo Digital.

“Desde que foram divulgados concursos de outros órgãos, a administração ajustou o processo para que o concurso possa ser autorizado para nomeação em 2022, ainda que pendente de autorização orçamentária posterior, nos mesmos moldes dos concursos da CGU e do Ibama” afirmou nota divulgada pelo Sindifisco. Confira mais!

A equipe de jornalismo do Direção Concursos já entrou em contato com a Receita Federal pedindo informações sobre o novo certame!

concurso receita federal

Concurso Receita Federal: novo edital está previsto na PLOA 2022

É necessário ressaltar também que o texto da Proposta Orçamentária para 2022, entregue ao Congresso Nacional, apresenta a possibilidade de realização de um novo concurso Receita Federal.

O texto tem a previsão para o Poder Executivo Federal, o orçamento de R$ 5.345.455.802 para o provimento de cargos e funções, o que inclui o concurso Receita Federal.

Confira o inteiro teor da PLOA 2022 AQUI!

O novo concurso Receita Federal já foi solicitado para a oferta de 699 vagas, sendo elas:

  • 230 para Auditor-Fiscal; e
  • 469 para Analista-Tributário.

Resumo

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.