Victor Gammaro • 22/01/2020
Uma portaria publicada no Diário Oficial de 22 de janeiro chamou a atenção de concurseiros que pretendem uma vaga no concurso Receita Federal.
O órgão destinou 100 vagas à reversão de aposentadorias. Veja o extrato do Diário:
No entanto, de acordo com o setor de Gestão de Pessoas, esta portaria precisa ser publicada todos os anos e “nunca chega a preencher totalmente as vagas”. Segundo o setor, algumas são preenchidas, mas bem menos que o esperado. “Sempre resta uma folga grande, sobram bastante vagas“.
Em dezembro de 2018, a portaria 2.164 estabeleceu a mesma quantidade de vagas, com similar divisão, para preenchimento em 2019. Mas, de acordo com o setor de Gestão de Pessoas, não houve êxito em preencher todas.
O professor Arthur Lima, ex-Auditor da Receita Federal, reforça a fala do órgão, ao destacar que a portaria não é inédita. “Nos últimos anos, a Receita Federal editou portarias semelhantes, autorizando a reversão de inativos. Isto não obriga aos aposentados a retornarem à atividade. Em regra, não há um incentivo claro ao retorno, o que acaba por fazer com que a maioria dessas vagas não seja ocupada“, explica.
Para o coordenador do Direção Concursos, a medida não significa o fim dos editais no órgão. “Essa portaria não deve ser vista como um fator a atrasar a realização de um novo concurso. Pelo contrário, ela demonstra a real necessidade de mais pessoas atuando na Receita Federal“, analisa.
Em ofício obtido com exclusividade pelo Direção Concursos, a Receita Federal atualizou o número do pedido para um novo concurso Receita Federal, além de solicitar a diminuição do prazo entre o edital e as provas.
No documento, direcionado para a Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, a RFB atualizou o pedido de novo concurso Receita Federal com um novo quantitativo de vagas.
Anteriormente, informações divulgadas indicavam que o pedido de novo concurso público seria direcionado para provimento de 2.050 vagas.
Agora, segundo ofício, pedido de concurso Receita Federal seria para provimento de 699 vagas ao todo, sendo:
Além disso, ofício traz um ponto importante. No documento, Receita Federal pede para que prazo entre edital e prova seja reduzido para, no máximo, dois meses, ao invés dos quatro meses habituais.
De acordo com uma fonte interna, o concurso Receita Federal tem forte chance de ser autorizado, apesar de que o documento no início desta matéria ainda será submetido à análise.
Em contato com um membro da alta cúpula do Sindifisco Nacional, a resposta dada ao Direção Concursos foi curta, porém animadora: “Esquentando sim”.
Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.
Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:
Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.
O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!
Victor Gammaro
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.