Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: Auditor abre o jogo sobre a carreira “do Chuí a Brasília”

Concurso Receita Federal: Auditor abre o jogo sobre a carreira “do Chuí a Brasília”

Alguns dizem que o Chuí é o fim do Brasil, os sulistas já dizem que é o começo, para o professor e Auditor Fiscal Diogo Moreira, esse município fronteiriço com o Uruguai representou o início da sua trajetória como Auditor Fiscal da Receita Federal. Aprovado no concurso Receita Federal de 2009, Diogo foi lotado na seção de despacho aduaneiro.

“Comecei a atuar como servidor da Receita Federal em 2010. Na fronteira do Chuí eu fiquei responsável pela fiscalização e análise de documentação de importação e exportação. As vezes também fazíamos plantão de pista, analisando cargas dos viajantes que entravam e saiam do país”, afirma.

Cursos para a Receita Federal com GARANTIA INFINITA

Concurso Receita Federal: fronteira do Chuí

O trabalho como Auditor Fiscal não se limitou ao Chuí, onde ficou 1 ano, Diogo foi transferido quatro vezes para seções que tratavam de áreas totalmente distintas. A experiência na fronteira e até mesmo a cidade não foram motivos para o pedido de transferência, mas sim a saída dos companheiros de trabalho.

“Eu até gostava da vida na cidade pequena, mas não dava pra ficar sozinho. Ao contrário do que se imagina, a Receita Federal é muito ampla e existem diversas áreas de atuação que vão além da fiscalização”.

O próximo destino foi a sede da Receita Federal, em Brasília, em uma das diversas coordenações gerais “é importante ressaltar que as coordenações não são as delegacias. As coordenações gerais são subordinadas às subsecretarias”.

Lotado durante cinco anos na coordenação de arrecadação e cobrança, Diogo passou por cargos de chefia e subordinação, onde reconhece o grande aprendizado na área de Tecnologia e Informação “com o lançamento de uma nova plataforma de arrecadação de impostos, a área de tecnologia foi bem demandada e com isso tive grandes oportunidades de aprendizado”.

Depois da trajetória na coordenação de arrecadação e cobrança, Diogo também passou pela delegacia da Receita Federal em Brasília e por fim, foi lotado no aeroporto de Brasília, onde está até hoje.

“O trabalho alfandegário foi sem dúvidas o mais diferente de tudo que eu já tinha feito. Enxergo isso como uma das principais vantagens do concurso Receita Federal. Um trabalho completamente diferente de tudo que eu já tinha feito”.

A rotina de plantão foi uma questão que exigiu tempo e adaptação: “Trabalhamos 24h por 72h de descanso. Ficamos “confinados” sem saber se chove ou faz sol, mas a dinâmica é excelente”. Mesmo com a rotina atípica, vagas para lotação no aeroporto de Brasília são bastante concorridas.

Concurso Receita Federal: aeroporto de Brasília

Concurso Receita Federal: trabalho em tempos de coronavírus

Muitos concurseiros e até mesmo a sociedade comum se pergunta como tem sido a rotina dos trabalhadores dos aeroportos, já que ficam diariamente expostos a passageiros de voos internacionais.

“O precaução com o vírus começou bem antes para quem está diariamente no aeroporto. Enquanto a mídia começou a noticiar a gravidade há uns 15 dias, nós já estamos usando máscaras há 1 mês e meio. O coronavírus chegou bem antes pra gente”, afirma Diogo.

Como tem sido amplamente divulgado, Diogo vem tomando todos cuidados necessários para não se contaminar. “Temos nos dividido em plantões, sem a necessidade de toda a equipe trabalhando junto. Além disso, temos todo o cuidado com a higiene, até mesmo dos equipamentos utilizados. O governo tem se demonstrado muito cauteloso com tudo que envolve o desempenho das atividades”, pontua.

Qual a situação de um novo concurso Receita Federal em 2021?

Em ofício obtido com exclusividade pelo Direção Concursos, a Receita Federal atualizou o número do pedido para um novo concurso Receita Federal, além de solicitar a diminuição do prazo entre o edital e as provas.

No documento, direcionado para a Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, a RFB atualizou o pedido de novo concurso Receita Federal com um novo quantitativo de vagas.

Anteriormente, informações divulgadas indicavam que o pedido de novo concurso público seria direcionado para provimento de 2.050 vagas.

Agora, segundo ofício, pedido de concurso Receita Federal seria para provimento de 699 vagas ao todo, sendo:

  • 230 para Auditor-Fiscal; e
  • 469 para Analista-Tributário.

Além disso, ofício traz um ponto importante. No documento, Receita Federal pede para que prazo entre edital e prova seja reduzido para, no máximo, dois meses, ao invés dos quatro meses habituais.

De acordo com uma fonte interna, o concurso Receita Federal tem forte chance de ser autorizado, apesar de que o documento no início desta matéria ainda será submetido à análise.

Em contato com um membro da alta cúpula do Sindifisco Nacional, a resposta dada ao Direção Concursos foi curta, porém animadora: “Esquentando sim”.

Veja todos os detalhes aqui!

Material de estudos para a Receita Federal

Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.

Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:

senado e mais

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital
  • Cupom RFB30: 30%OFF até 23/4/2021

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

concurso mp am e mais

O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!

 Concursos PúblicosConcurso Receita FederalReceita Federalauditor da receita federalauditor fiscalconcurso receita federalconcursos 2020edital receita federalgps receita federal
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.