Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso Receita Federal: Auditor abre o jogo sobre a carreira “do Chuí a Brasília”

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
26/03/2020, às 18:41 • 1 dia atrás

Alguns dizem que o Chuí é o fim do Brasil, os sulistas já dizem que é o começo, para o professor e Auditor Fiscal Diogo Moreira, esse município fronteiriço com o Uruguai representou o início da sua trajetória como Auditor Fiscal da Receita Federal. Aprovado no concurso Receita Federal de 2009, Diogo foi lotado na seção de despacho aduaneiro.

“Comecei a atuar como servidor da Receita Federal em 2010. Na fronteira do Chuí eu fiquei responsável pela fiscalização e análise de documentação de importação e exportação. As vezes também fazíamos plantão de pista, analisando cargas dos viajantes que entravam e saiam do país”, afirma.

Cursos para a Receita Federal com GARANTIA INFINITA

Concurso Receita Federal: fronteira do Chuí

O trabalho como Auditor Fiscal não se limitou ao Chuí, onde ficou 1 ano, Diogo foi transferido quatro vezes para seções que tratavam de áreas totalmente distintas. A experiência na fronteira e até mesmo a cidade não foram motivos para o pedido de transferência, mas sim a saída dos companheiros de trabalho.

“Eu até gostava da vida na cidade pequena, mas não dava pra ficar sozinho. Ao contrário do que se imagina, a Receita Federal é muito ampla e existem diversas áreas de atuação que vão além da fiscalização”.

O próximo destino foi a sede da Receita Federal, em Brasília, em uma das diversas coordenações gerais “é importante ressaltar que as coordenações não são as delegacias. As coordenações gerais são subordinadas às subsecretarias”.

Lotado durante cinco anos na coordenação de arrecadação e cobrança, Diogo passou por cargos de chefia e subordinação, onde reconhece o grande aprendizado na área de Tecnologia e Informação “com o lançamento de uma nova plataforma de arrecadação de impostos, a área de tecnologia foi bem demandada e com isso tive grandes oportunidades de aprendizado”.

Depois da trajetória na coordenação de arrecadação e cobrança, Diogo também passou pela delegacia da Receita Federal em Brasília e por fim, foi lotado no aeroporto de Brasília, onde está até hoje.

“O trabalho alfandegário foi sem dúvidas o mais diferente de tudo que eu já tinha feito. Enxergo isso como uma das principais vantagens do concurso Receita Federal. Um trabalho completamente diferente de tudo que eu já tinha feito”.

A rotina de plantão foi uma questão que exigiu tempo e adaptação: “Trabalhamos 24h por 72h de descanso. Ficamos “confinados” sem saber se chove ou faz sol, mas a dinâmica é excelente”. Mesmo com a rotina atípica, vagas para lotação no aeroporto de Brasília são bastante concorridas.

Conheça a assinatura ilimitada do Direção

Concurso Receita Federal: aeroporto de Brasília

Concurso Receita Federal: trabalho em tempos de coronavírus

Muitos concurseiros e até mesmo a sociedade comum se pergunta como tem sido a rotina dos trabalhadores dos aeroportos, já que ficam diariamente expostos a passageiros de voos internacionais.

“O precaução com o vírus começou bem antes para quem está diariamente no aeroporto. Enquanto a mídia começou a noticiar a gravidade há uns 15 dias, nós já estamos usando máscaras há 1 mês e meio. O coronavírus chegou bem antes pra gente”, afirma Diogo.

Como tem sido amplamente divulgado, Diogo vem tomando todos cuidados necessários para não se contaminar. “Temos nos dividido em plantões, sem a necessidade de toda a equipe trabalhando junto. Além disso, temos todo o cuidado com a higiene, até mesmo dos equipamentos utilizados. O governo tem se demonstrado muito cauteloso com tudo que envolve o desempenho das atividades”, pontua.

Especial: GPS Receita Federal

O GPS Receita Federal foi idealizado pelo Direção Concursos para trazer todos os detalhes que você precisa saber para se preparar de forma certeira para o concurso Receita Federal, um dos melhores concursos públicos do país, ainda que esteja começando do zero.

O projeto GPS Receita Federal será uma semana inteira dedicada a te indicar a melhor tática para que você ganhe tempo e conquiste uma posição em um concurso de altíssimo nível.

  • Data de início: 31/03/2020;
  • Valor: GRATUITO!

Vai perder esta oportunidade?

Conheça a assinatura ilimitada do Direção

auditor da receita federal auditor fiscal concurso receita federal concursos 2020 edital receita federal gps receita federal

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO e marketing digital.