Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: bônus a aposentados é constitucional, diz STF

Concurso Receita Federal: bônus a aposentados é constitucional, diz STF

Segundo informa o Sindifisco (Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), um dos julgamentos mais aguardados da categoria foi concluído no dia 12/4. Trata-se do Mandado de Segurança 35.494, que buscava a constitucionalidade do pagamento do bônus de eficiência para aposentados e pensionistas (concurso Receita Federal).

A tese defendida pelo sindicato no Supremo Tribunal Federal (STF) contou com nove votos a favor e apenas dois contra. A análise pelo plenário virtual da Corte Suprema começou no último dia 2, com o ministro Alexandre de Moraes, relator, apresentando voto favorável à tese do Sindifisco. 

O caso

O Sindifisco nacional trabalhou na tese de constitucionalidade dos dispositivos da Lei 13.464/2017, visto que o TCU (Tribunal de Contas da União) pediu suspensão da eficácia desses dispositivos, que determinavam o pagamento de bônus de eficiência para aposentador e pensionistas.

O órgão de contas federal chegou a pedir sobrestamento do julgamento do Mandado de Segurança por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), sob a justificativa de conexão com a Ação Direta de Inconstitucionalidade da Procuradoria-Geral da República, ADI 6.532/DF. Moraes entendeu que na ADI se discutia matéria diversa e indeferiu,

Concurso Receita Federal: panorama

O subsecretário do órgão, José Barroso, afirmou que pretende publicar novos editais de concurso Receita Federal anualmente. A informação foi compartilhada durante reunião realizada com servidores do órgão no último dia 17 de março.

Porém, o representante não aventou qual seria o número das vagas e o andamento da solicitação que prevê a autorização do novo edital. As últimas informações do certame indicam que um novo pedido de seleção foi feito, para o provimento de 2.050 vagas, o que foi confirmado pela Secretaria de Gestão de Desempenho do órgão.

Dessas vagas, a maior parte ficou para o cargo de analista tributário, sendo o número de 1.500 vagas. O cargo de auditor, por sua vez, teve reservadas 550 vagas ao total. Até então, o pedido de novo certame estava sendo avaliado pelo Ministério da Economia.

Cargos vagos

A Receita Federal teve mais 69 vacâncias até este mês de abril, sendo incluídos as aposentadorias, exonerações e falecimentos. Novo concurso Receita Federal é aguardado com bastante ansiedade pelos concurseiros da área fiscal. Conforme os dados, dessas vacâncias, 45 foram de Auditores Fiscais e 24 de Analistas Tributários. Veja a lista:

AUDITOR FISCAL

  • Aposentadorias: 38
  • Falecimentos: 5
  • Exoneração: 2

ANALISTA TRIBUTÁRIO

  • Aposentadorias: 18
  • Falecimentos: 3
  • Exoneração: 3

Veja todos os detalhes aqui!

Material de estudos para a Receita Federal

Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.

Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:

senado e mais

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital
  • Cupom RFB30: 30%OFF até 23/4/2021

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
notícias Concurso Receita Federal

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

 Concursos PúblicosCONCURSO PÚBLICOConcurso Receita FederalConcursos PúblicosReceita Federalconcurso federalconcurso receita federalconcursos federaisreceita federal
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.