Karina Glória • 29/12/2022
O novo concurso Receita Federal teve o edital publicado para provimento de 699 vagas destinadas para cargos de Auditor e Analista.
A distribuição das oportunidades foi realizada da seguinte forma:
O certame é um dos mais aguardados pelos concurseiros da área fiscal e exige uma preparação qualificada pelo alto nível das provas, representada pela nota de corte dos últimos concursos, por exemplo.
Confira os números, em detalhes, abaixo:
Gostou do salário oferecido neste edital? É realmente algo que pode mudar a sua vida e a dos seus familiares. Aproveite a Semana do Consumidor para se aproximar do seu sonho: clique aqui e saiba como!
Para entender as notas de corte do cargo de Auditor da Receita, observe o gráfico abaixo, que apresenta as notas obtidas pelos candidatos nos três últimos editais.
No último concurso Receita Federal, realizado em 2014, o primeiro colocado fez 87% dos pontos possíveis. A nota de corte para ser chamado dentro das vagas foi de 74%, e para ser chamado como excedente foi de 71%.
Já em 2012, foi necessário que o candidato obtivesse 65% de acerto para entrar dentro das vagas e o primeiro colocado contabilizou 77%.
Já no ano de 2009,a nota de corte foi de 80% da prova para estar entre as vagas e o primeiro colocado acertou 90% da avaliação. Veja:
Conforme pode ser visto acima, o ano que contou com a maior nota de corte foi 2009 e o menor quantitativo foi registrado em 2012.
No primeiro ano, as médias foram mais altas porque as provas discursivas tinham um peso elevado, o que puxou as médias para cima, afinal os aprovados obtiveram pontuações mais altas, conforme explica o professor Arthur Lima.
Em relação ao concurso de 2012, a ESAF (banca do certame) elevou o nível de dificuldade da prova, gerando eliminação de muitos candidatos e, sendo assim, resultando na eliminação de quem obteve pontuação mínima.
É importante ressaltar que, no atual concurso Receita Federal, não há mais a tradicional regra dos mínimos exigidos, que para ser aprovado, o candidato deveria fazer 40% dos pontos em cada uma das matérias e obter média global acima de 60%.
Agora, para ser considerado aprovado, é necessário 50% de acerto na prova de conhecimentos básicos e 50% de acerto de conhecimentos específicos, sem zerar nenhuma das disciplinas
Veja a explicação do professor sobre as notas de corte dos três últimos editas da Receita Federal para o cargo de Auditor:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Karina Glória
Graduada em Jornalismo e pós graduanda em Assessoria de Comunicação e Jornalismo Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. Já atuou nas áreas de Assessoria de Comunicação, produção de rádio e redação de portais de notícias.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.