PUBLICIDADE
Juliane Freitas • 13/06/2022
O novo concurso Receita Federal irá, finalmente, ser realizado, de acordo com a autorização publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 13 de junho.
Segundo a portaria Nº 5.348, serão ofertadas 699 oportunidades, segmentadas nos seguintes cargos:
O subsecretário de Gestão Corporativa da Receita Federal do Brasil, Juliano Neves, deu indícios de que as provas objetivas poderiam ser realizadas antes mesmo das eleições, no mês de outubro. Isso porque, em suas redes sociais, o subsecretário afirmou que o órgão está trabalhando para organizar o certame o mais rápido possível, e que as provas não poderão coincidir com o período eleitoral, época em que as escolas estarão reservadas para as eleições.
QUERO SER APROVADO NA RECEITA FEDERAL!
Confira o trecho com a explicação de Juliano Neves:
“Teremos que garantir que as provas não caiam durante o período eleitoral, momento em que as escolas estarão reservadas para as eleições. Estamos atuando para realizá-lo [o concurso] o mais rápido possível”.
Apesar disso, vale destacar que a portaria que autorizou o concurso estabelece que o prazo máximo para a publicação do edital seja de 6 meses, a partir da publicação da portaria. Além disso, a portaria também autoriza que o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização das provas seja de dois meses.
Assim, para que seja possível a realização das provas antes do período eleitoral, o edital teria que ser publicado até, no máximo, no início de agosto. A expectativa do órgão é que os aprovados sejam nomeados até o meio do ano que vem, de acordo com o subsecretário.
Juliano Neves ressaltou, ainda, que este será o primeiro concurso Receita Federal sem o apoio da ESAF (Escola de Administração Fazendária) e, por isso, o órgão está providenciando os trâmites para contratação da banca, que deverá ser definida em breve. Após a escolha da banca, o próximo passo será a publicação do edital.
Ademais, o subsecretário informou que o certame será nacional, ou seja, não haverá reserva de vagas por regiões. As provas para os dois cargos serão aplicadas no mesmo dia e haverá também o curso de formação como etapa da seleção, com duração de 60 dias para o cargo de Auditor Fiscal e 40 dias para o cargo de Analista Tributário.
Veja detalhes da análise da autorização do concurso Receita Federal:
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.