Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal: sindicato debate novo edital com ministério da Economia

Concurso Receita Federal: sindicato debate novo edital com ministério da Economia

O Sindicato dos analistas da Receita Federal se reuniu com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart, para propor ajustes nas carreiras, assim como destacar a necessidade de realização de novas contratações (concurso Receita Federal).

De acordo com o Sindicato, com o crescente número de aposentadorias é necessária a realização de um novo concurso Receita Federal seguindo os processos de trabalho já mapeados, assim como a delimitação das atribuições de cada um dos cargos.

A medida teria como objetivo fim, além da reposição de pessoal, dar efetividade ao processo da inversão da pirâmide funcional, que em regras gerais visa a contratação de menos Auditores e mais Analistas.

Sobre o assunto, Wagner Lenhart afirmou que compreende a necessidade de inversão da pirâmide e reforçou que o novo concurso Receita Federal, muito mais do que reproduzir práticas históricas, devem se apoiar em perspectivas futuras, até em virtude das mudanças que estão ocorrendo nas rotinas de trabalho, nas necessidades e limitações de recursos.

Durante o encontro realizado no último dia 24 de novembro também foi levantada a possibilidade de ajustes na reforma administrativa, tendo a inclusão das carreiras da Receita Federal nas carreiras típicas de estado como tema central.

“A Receita Federal é um órgão essencial ao funcionamento do Estado. Trabalhamos justamente com essa perspectiva para os cargos da carreira Tributária e Aduaneira da RFB que desempenham atividades específicas e típicas de Estado. É importante reforçar que a Lei nº 13.464/2017 define como essenciais e indelegáveis as atividades da administração tributária e aduaneira da União, que são exercidas pelos seus servidores de carreira”, acrescentou Geraldo Seixas, presidente do SindReceita.

Concurso Receita Federal: novo edital em 2021?

Segundo presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais (Sindfisco), Levindo Siqueira Jorge, o novo edital pode ser publicado em 2021.

A informação também havia sido anunciada pelo subsecretário geral durante reunião.

A Secretaria de Gestão de Desempenho e Pessoal confirmou que, em 2020, um novo pedido foi realizado para um novo concurso Receita Federal com 2.050 vagas ao todo.

A maior parte das vagas foram solicitadas para o cargo de Analista Tributário da Receita, com 1.500 vagas. Já para o cargo de Auditor Fiscal, foram separadas 550. Agora em 2021, o pedido foi para 699 vagas.

Esse pedido será analisado pelo Ministério da Economia para averiguar se há possibilidade de um novo concurso Receita Federal.

Porém, mesmo enquanto não há conclusões, já é mais uma seleção para ficar no radar.

No ano anterior, a Receita Federal também realizou o pedido para concurso público. Mas, naquela época, foram requisitadas 2.153 vagas, sendo 1.453 para Analista-Tributário 700 para Auditor Fiscal.

Concurso Receita Federal

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Concurso Receita Federal
Concurso Receita FederalReceita Federalconcurso receita federalconcursos wagner lenhartedital receita federalentrevistas wagner lenhartreceita federal
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.