Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso RS: editais terão cotas para trans e indígenas

Concurso RS: editais terão cotas para trans e indígenas

O governo do estado do Rio Grande do Sul sancionou a lei que autoriza a destinação de 1% das vagas de concursos públicos para candidatos trans ou da população indígena (concurso RS).

O decreto foi assinado no dia 6 de dezembro e publicado em edição extra do Diário estadual no dia 7 do mesmo mês.

O decreto também ampliará as cotas para os contratos temporários e, quando cabível, para as seleções de estágio, sem alterar o percentual de cotas já existentes para negros (16%) e pessoas com deficiência (10%).

“O governo precisa ser capaz de promover mudanças significativas para a sociedade. Um governo trata de questões que vão muito além de planilhas, orçamentos e investimentos. Nossa responsabilidade ultrapassa muito esse papel de gerenciamento de recursos públicos.

Temos a obrigação de olhar para essas questões específicas, promovendo direitos, acesso e qualificação dos serviços públicos. Esse governo tem um olhar especial para a diversidade, com inúmeras políticas afirmativas e de combate ao preconceito, e sabemos o quanto essas populações são vítimas de preconceito na sociedade.

Então, essas cotas têm caráter reparatório, simbólico, e de impacto na vida dessas populações, mas também são fundamentais para o crescimento do ponto de vista civilizatório, para que as pessoas aprendam a conviver com as diferenças”, disse o governador do estado, Eduardo Leite.

A medida deverá valer para os próximos editais a serem publicados no estado.

Concurso RS: Tribunal de Justiça tem edital iminente

Um novo concurso público para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (concurso TJ RS) já está com a banca definida e pode ser divulgado em breve.

Previsto para o cargo de Oficial de Justiça Estadual, o próximo edital será organizado pela Ibade. Os salários iniciais da carreira giram em torno de R$ 6 mil, sem contar eventuais benefícios e auxílios.

Serão 24 vagas imediatas, além de oportunidades para o Cadastro de Reserva. As provas serão aplicadas em Porto Alegre, podendo também serem realizadas na Região Metropolitana, caso necessário.

concurso tj rs

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Resumo

  • Situação do concurso TJ RS: banca definida
  • Banca: Ibade
  • Cargo: Oficial de Justiça Estadual
  • Escolaridade: nível superior
  • Remuneração: até R$ 8 mil
  • Último edital: FAURGS, 2014
  • Último edital TJ RS FAURGS 2014

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.