Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Sefaz CE: “Teremos com a maior brevidade possível”, diz secretária

Concurso Sefaz CE: “Teremos com a maior brevidade possível”, diz secretária

Corroborando com a informação dada com exclusividade ao jornalismo do Direção Concursos, a Secretaria da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, em entrevista ao Conexão SVM, afirma estar trabalhando, para tornar público o edital do concurso Sefaz CE ainda em 2020.

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

A intenção do órgão, segundo Pacobahyba, é realizar parte das etapas ainda este ano, com convocação sendo iniciada em 2021. O concurso Sefaz CE vem para cobrir o deficit de servidores, o qual aumentou devido às quase 200 aposentadorias de homologadas em 2019.

“Temos muita urgência. Teremos com a maior brevidade possível, mesmo sendo difícil ter alguma previsibilidade maior, um concurso pequeno, para poucas vagas e rápido. Tomara que as coisas possam melhorar para que possamos ter esse concurso. Talvez algumas etapas possam ser feitas esse ano, para que as pessoas sejam chamadas em 2021”, afirmou a secretária.

Concurso Sefaz CE: reposição de vagas

A reposição de vagas, porém, não se daria por completo, visto que há, no Ceará, uma preocupação com os gastos durante a pandemia de Coronavírus. Por outro lado, a titular da pasta diz que a contratação de novos servidores é importante para aumentar a arrecadação no estado. Veja:

“O servidor fazendário é treinado para poder melhorar a arrecadação do Estado, então se 200 se aposentam e entram 80 pessoas, não teríamos um impacto tão grande para os cofres estaduais, mas não temos previsão ainda do número”.

“Precisamos com urgência”

No começo deste mês (junho), em contato exclusivo com a equipe de jornalismo do Direção Concursos, Fernanda Pacobahyba já havia sinalizado a urgência na realização do concurso para a Secretaria de Fazenda devido à necessidade de reposição dos cargos vagos:

“Precisamos com urgência. A intenção é, incialmente, oferecer 100 vagas no edital. Talvez menos”.

Panorama completo

As notícias de um novo concurso Sefaz CE sugiram no início de 2019 com mais força e, durante aquele ano, inúmeras reuniões e declarações permearam as redes sociais, com a secretária enfatizando a necessidade de um novo concurso.

Em maio de 2019, durante reunião com o sindicato de servidores do órgão, Pacobahyba confirmou a realização do novo concurso Sefaz CE no ano seguinte, o que foi ratificado em outra reunião com o sindicato realizada em fevereiro deste ano (2020).

Ainda em fevereiro, a secretária, em entrevista ao jornal O Povo, informou que, para a realização da nova seleção, a Secretaria de Fazenda só aguardava a autorização formal do governador Camilo Santana.

Concurso Sefaz CE 2006

O último concurso Sefaz CE teve provas aplicadas em 2006 e o órgão, desde então, já acumula um enorme quantitativo de cargos vagos. Estima-se que existem mais de 300 esperando reposição.

A banca responsável pelo concurso Sefaz CE 2006 foi a “finada” Esaf, que publicou edital com 270 vagas, sendo 150 apenas para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, que exige nível superior em qualquer curso. O restante das vagas ficou dividida da seguinte forma:

  • a) Analista Contábil Financeiro: 40 vagas, para graduados em Ciências Contábeis, Administração ou Economia;
  • b) Analista jurídico: 20 vagas, para graduados em Direito;
  • c) Analista de Tecnologia da Informação: 60 vagas, para graduados em Ciências da Computação, Informática ou Processamento de Dados.

Remuneração

O Portal da Transparência do órgão traz o valor do salário dos servidores ativos na Sefaz CE. Um aprovado no último certame, em 2008, tem remuneração bastante acima da média nacional. Confira o contracheque de um Auditor Fiscal, que tem jornada de 40h semanais:

Resumo concurso Sefaz CE

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.