
Na última semana de abril, o governo do Rio de Janeiro tornou público decreto que permite a alguns órgãos um provimento máximo de vagas. Dentre esses, a Secretaria de Fazenda, que há tempos quer o concurso Sefaz RJ.
Segundo o documento, o órgão pode ocupar até 50 vagas, sendo 30 para o cargo de auditor fiscal, 10 para analistas em finanças públicas e 10 para agente de fazenda.
As últimas notícias da seleção são de março deste ano, quando fontes internas confirmaram que existe intenção da Secretaria prover de 25 a 30 vagas no cargo de Auditor Fiscal.
As mesmas fontes, porém, ressaltam que tudo não passa de um “desejo”, sem nada concreto além disso. Para que o concurso Sefaz RJ seja realizado, alguns procedimentos administrativos deverão ser postos em prática.
E foi exatamente isso que o decreto permitiu: que a Secretaria de Fazenda inicie os procedimentos administrativos, com o intuito de, se for o caso, ocupar esse quantitativo de vagas.

Concurso Sefaz RJ: panorama
Para que tenha um edital publicado, a Sefaz RJ ainda precisa autorizar o certame, formar uma comissão responsável pelos trâmites, definir e contratar uma banca organizadora.
Até o momento, nada disso está em andamento. Mas com o aval do governo para que o órgão ocupe essas vagas, um novo edital pode ficar um pouco mais próximo.
O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!
2014
As últimas provas do concurso Sefaz RJ foram aplicadas em 2014, sob a gestão da banca Fundação Carlos Chagas (FCC). 63 vagas se fizeram presentes naquele edital. De lá para cá, o órgão acumulou pelo menos 793 vacâncias.
O salário pago, à época, foi de R$ 13 mil iniciais e as questões exigidas na provas foram relacionadas a conteúdos das seguintes disciplinas, listadas a seguir:
- Prova (P1):
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Administração e Informática
- Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos e Auditoria
- Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Penal
- Prova (P2):
- Direito Empresarial (Comercial)
- Economia e Finanças Públicas
- Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico
- Direito Tributário, Legislação Tributária e Legislação das Receitas não Tributárias
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Resumo concurso Sefaz RJ
- Situação: governo permite que 50 vagas sejam providas
- Cargos: Auditor Fiscal
- Remuneração: por volta de R$ 13 mil
- Último concurso: 2013, banca FCC e CEPERJ
- Link edital Auditor Fiscal 2013
- Link edital Oficial Fazendário 2013
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
