Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Sejus ES: novo edital em breve; saiba os detalhes!

Concurso Sejus ES: novo edital em breve; saiba os detalhes!

A Secretaria de Justiça do Espírito Santo está autorizada a publicar um novo edital com 600 vagas para o cargo de agente penitenciário, de nível médio (concurso Sejus ES). Veja maiores detalhes aqui!

De acordo com o secretário estadual de Justiça, Marcello Paiva de Mello, o edital será publicado em fevereiro de 2022. Veja todos os detalhes aqui!

Além disso, o Planejamento Orçamentário do estado para 2021 prevê a destinação de verba para novas contratações no órgão. Registra-se que em 16 de agosto a comissão da seleção foi formada.

  • Para o ano de 2021, o Governo do Estado prevê realização de concursos públicos em cinco Secretarias e Órgãos, considerados áreas com maior mobilidade de pessoal: as Secretarias da Fazenda (Sefaz), Educação (Sedu) e Justiça (Sejus), Polícia Civil e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). De acordo com o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, caberá a cada órgão definir prazos e quantitativo de vagas para cada um desses concursos“, diz a publicação.

O último edital para a Secretaria foi publicado há dois anos e ofertou oportunidades temporárias em formação de cadastro de reserva para Inspetor Penitenciário, destinado a candidatos de nível médio.

Já o último edital de concurso público foi divulgado em 2012, sob responsabilidade da própria Sejus, com a oferta de 500 vagas. Veja todos os detalhes abaixo.

Concurso Sejus ES: último edital

O último concurso Sejus ES foi realizado em 2012 pela própria Secretaria de Justiça do estado.

Na época foram ofertadas 500 vagas ao todo, sendo 250 vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária – AEVP e 250 vagas e formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Penitenciário – AP.

A remuneração inicial foi de R$ 2.156,70 e as jornadas de trabalho são de 40 horas semanais.

O certame foi composto das seguintes etapas:

  • 1ª. Fase: Prova Objetiva;
  • 2ª. Fase: Prova de Condicionamento Físico;
  • 3ª. Fase: Exame de Saúde;
  • 4ª. Fase: Prova de Aptidão Psicológica;
  • 5ª. Fase: Comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada;
  • 6ª. Fase: Curso de Formação.

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, avaliou o conhecimento do candidato sendo constituída de 30 questões de Conhecimentos Gerais e 20 questões de Conhecimentos Específicos.

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Conteúdo programático do último edital Sejus ES

Conteúdo básico

  • LÍNGUA PORTUGUESA – Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários). Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Pontuação. Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Colocação pronominal. Crase.
  • MATEMÁTICA – Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Média aritmética simples e ponderada. Juro simples. Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Sistemas de medidas usuais. Noções de geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras. Raciocínio lógico. Resolução de situações- problema.
  • ATUALIDADES – Questões relacionadas a fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, ocorridos a partir do 1º semestre de 2012, divulgados na mídia local e/ou nacional.

Conteúdo específico

  • DIREITOS HUMANOS – Declaração Universal dos Direitos Humanos (adotada e proclamada pela Resolução 217-A (III) – da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948). Os Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988 (artigos 5.º ao 15.º). Regras mínimas para o tratamento de pessoas presas, da ONU.
  • LEI DE EXECUÇÃO PENAL (LEI N.º 7.210/84)
  • REGIME JURÍDICO ÚNICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (LEI COMPLEMENTAR ESTADUAL N.° 046, DE 31/01/1994). Capítulos I, II e IX; Título III: Capítulos I e II; Título IV: Capítulos I, II, III, V, VI; Títulos V: Capítulo Único Título VII; Título VIII: Capítulos I e II; Título IX: Capítulos I, II, IV, V; Títulos X: Capítulos I, II e III; Títulos XII.

Concurso Sejus ES: cinco editais previstos para o Espírito Santo

Segundo a informação, o Projeto de Lei Orçamentária Anual do Estado (PLOA) foi encaminhado para a apreciação da Assembleia Legislativa, com orçamento destinados às seguintes secretarias e órgãos:

  • Sefaz ES (Secretaria de Fazenda);
  • Sejus ES (Secretaria de Justiça);
  • Sedu (Secretaria de Educação);
  • Polícia Civil ES;
  • Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).

Veja todos os detalhes aqui!

Resumo do concurso

  • Situação: AUTORIZADO e comissão formada
  • Vagas: 600
  • Cargos: agente penitenciário
  • Escolaridade: nível médio
  • Salários: iniciais de R$ 2.988,13
  • último edital

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

assinatura ilimitada concursos públicos

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

notícias concursos espírito santo

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!

Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.