O novo concurso Senado está perto de sair! O Direção Concursos obteve acesso exclusivo ao projeto básico do certame. O documento demonstra informações importantes sobre os cargos, projeção de inscrições e principais detalhes sobre as especialidades. O cargo de Analista Legislativo Arquivologia será uma das carreiras contempladas pelo certame.
Confira agora nesta matéria todos os detalhes do cargo de Arquivologia!
Cargos e vagas concurso Senado Analista Legislativo Arquivologia
Conforme informado no projeto básico, o certame ofertará, ao todo, 1 vaga imediata para o cargo de Arquivologia, além de 14 oportunidades para formação de cadastro reserva, sendo:
10 vagas de CR para ampla concorrência;
3 vagas de CR para candidatos negros; e
1 vagas de CR para PCDs.
Requisito e atribuições
O cargo de Arquivologia exige nível superior na área, devidamente registrado e fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
O aprovado no concurso Senado Analista Legislativo Arquivologia serão responsável por:
Planejamento, supervisão, coordenação, orientação, acompanhamento e execução especializada de atividades arquivísticas;
Fiscalização técnica de contratos que envolvam atividades arquivísticas; e
Desempenho de outras atividades correlatas.
Salários
Os aprovados no concurso Senado Analista Legislativo Arquivologia farão jus ao salário inicial de R$ 25.897,76.
O salário é composto pela soma do vencimento básico com a Gratificação de Atividade Legislativa (GAL), Gratificação de Representação (GR) e Gratificação de Desempenho (GD):
Vencimento básico: R$ 6.844,84;
GAL: R$ 10.804,35;
GR: R$ 4.141,67;
GD: R$ 4.106,90;
Total: R$ 25.897,76.
Ao final da carreira, o servidor deste cargo recebe salário no valor de R$ 29.351,82 (referente ao padrão S45). Veja:
Concurso Senado Analista Legislativo Arquivologia – projeção de inscritos
No projeto básico também é exposto a projeção de inscritos em cada um dos cargos do certame. Para a especialidade de Arquivologia, o Senado projeta um total de 265 inscrições, média de relação inscritos/vaga é de 188,72. Veja:
Vale a pena ressaltar que conforme apresentado no projeto básico, o prazo para a realização da inscrição no concurso será de 30 dias contados da data de publicação do edital.
Provas e etapas
Além das informações já expostas aqui neste texto, o projeto básico também informa sobre as provas e etapas do concurso Senado Analista Legislativo Arquivologia.
Os candidatos serão avaliados por meio das seguintes etapas:
Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
Exame Psicotécnico; e
Sindicância de vida pregressa e investigação social.
Vale a pena ressaltar que as provas objetivas serão aplicadas em todo Brasil!
Prova objetiva
A prova objetiva será aplicada junto com a prova discursiva, em data que será disponibilizada com a publicação do edital.
Serão cobradas as seguintes disciplinas dos candidatos:
Esta etapa consistirá em 2 questões teóricas ou práticas abordando os conhecimentos gerais do conteúdo programático. Elas devem ser respondidas em até 10 linhas cada, valendo 20 pontos cada questão.
Além das 2 questões teóricas previstas, os candidatos ao cargo de Arquivologia ainda terão que responder uma questão teórica ou prática abordando os conhecimentos específicos. Essa questão deve ser respondida entre 25 a 30 linhas. O valor desta questão será de 60 pontos.
Serão corrigidas questões de candidatos classificados até a 33ª posição para candidatos inscritas na ampla concorrência, 9ª para candidatos inscritos nas vagas para cotistas e 3ª para candidatos inscritos nas vagas PCDs.
Conteúdo programático
O projeto básico ainda detalhou o conteúdo programático do certame. Confira todos os detalhes das disciplinas e matérias do Arquivologia:
Conhecimentos Gerais
LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA NACIONAL E REDAÇÃO: Gramática normativa: uso da língua culta. 2. Fonética e fonologia. Morfologia. 4. Sintaxe. 5. Semântica. 6. Literatura: texto literário, gêneros literários, principais movimentos literários. 7. Tipos de textos e gêneros textuais. 8. Produção e interpretação de texto. 9. Intertextualidade. 10. Citações e transcrições. 11. Redação Oficial (conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República): uso da norma culta da linguagem, clareza e precisão, objetividade, concisão, coesão e coerência, impessoalidade, formalidade e padronização.
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS (INGLÊS OU ESPANHOL): 1. Conhecimento e uso das formas contemporâneas das linguagens inglesa e/ou espanhola. 2. Compreensão e interpretação de textos variados: domínio do vocabulário e da estrutura da língua, ideias principais e secundárias, explícitas e implícitas, relações intratextuais e intertextuais. 3. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos. Palavras e expressões equivalentes. Elementos de referência;
DIREITO CONSTITUCIONAL: 1. Constituição de 1988: conceito, contexto histórico, características, estrutura do texto. 2. Poder constituinte: conceito, espécies, limites. 3. Controle de constitucionalidade: conceito, espécies, instrumentos de controle. 4. Princípios Fundamentais. Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Direitos Sociais, Nacionalidade, Direitos Políticos e Partidos Políticos. 5. Organização do Estado: Organização Político-Administrativa, União, Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios. Intervenção Federal. 6. Administração Pública: Disposições Gerais, Servidores Públicos Civis e Militares. 7. Poder Legislativo. O Congresso Nacional e suas Casas: atribuições, competências, reuniões e comissões. Regime Jurídico-constitucional dos Parlamentares. Processo Legislativo. Fiscalização Contábil, Financeira e Orçamentária. 8. Poder Executivo: atribuições e responsabilidades do Presidente da República. Atribuições dos Ministros de Estado. 9. Poder Judiciário: órgãos, composição, garantias e competências. Funções Essenciais à Justiça. 10. Defesa do Estado e das Instituições Democráticas.
DIREITO ADMINISTRATIVO. 1. Conceitos e princípios. Estado. Governo. Administração Pública. Reformas administrativas. 2. Organização da Administração. Entidades paraestatais e o Terceiro Setor. A Administração na Constituição de 1988. 3. Poderes e Deveres Administrativos: poder discricionário, poder regulamentar, poder hierárquico e disciplinar, poder de polícia. Uso e abuso de poder. 4. Atos Administrativos: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies, extinção, nulidades e revogação. 5. Agentes Públicos: disposições constitucionais, regime jurídico, Lei nº 8.112/1990, cargo público, provimento, investidura, estabilidade, acumulação, regime disciplinar e seguridade social. 6. Processo Administrativo Federal. Lei nº 9.784/1999. 7. Licitação: Lei nº 8.666/1993, conceito, princípios, contratação direta, modalidades, tipos e aspectos procedimentais. Pregão: Lei nº 10.520/2002, conceito, espécies, objeto, regulamentação e aspectos procedimentais. 8. Controle Interno e Externo da Administração. 9. Responsabilidade Civil do Estado. 10. Improbidade Administrativa. 11. Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). 12. Regime jurídico-administrativo na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (Lei nº 4.657/1942).
ADMINISTRAÇÃO. 1. Noções de Administração. Estrutura e desenho organizacional: princípios, valores, missão institucional, objetivos, metas, indicadores, desafios, sistemas e métodos de trabalho. 2. Cultura e clima organizacionais. 3. Qualidade e excelência nos serviços: eficiência, eficácia e efetividade. 4. Planejamento estratégico. 5. Gestão de processos e projetos: planejamento, decisão, direção, execução, controle, resultados e avaliação de desempenho. 6. Gestão de Pessoas: direção, liderança, gerenciamento de equipes, divisão de tarefas e trabalho em equipe. 7. Motivação e engajamento no trabalho. 8. Gestão de crises e conflitos. 9. Comunicação organizacional. 10. Gestão do conhecimento. Ética e responsabilidade profissional.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1. Estruturas lógicas e noções básicas de lógica: conectivos, tautologia, contradições, contingência, implicações, equivalências, quantificadores, afirmações e negações. 2. Lógica de argumentação e análise crítica de informações: analogias, inferências, deduções, conclusões e silogismos. Lógica sentencial ou proposicional: proposições simples e composta, tabelas-verdade, diagramas lógicos. 3. Operações com conjuntos. 4. Análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas, gráficos e diagramas. 5. Características e relações matemáticas envolvendo problemas aritméticos, figuras geométricas e matrizes. 6. Noções básicas de Contagem e Probabilidades.
Conhecimentos específicos
ARQUIVOLOGIA. 1. Conceitos fundamentais de Arquivologia, finalidade, função, classificação e princípios. 2. Órgãos de documentação: características dos acervos. Arquivos e sociedade, arquivos e memória e arquivos e patrimônio cultural. 3. Diplomática contemporânea e análise tipológica de documentos arquivísticos. Ciclo vital dos documentos/Teoria das Três Idades. 4. Classificação dos documentos: princípios, natureza do assunto, gênero, tipologia e suporte físico. Terminologia Arquivística. Preservação, conservação preventiva e restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas. 5. Gestão de Documentos: produção, tramitação, uso e destinação. 6. Legislação arquivística brasileira. Constituição de 1988: direito de acesso à informação, transparência e publicidade dos atos do Poder Público, gestão e preservação do patrimônio cultural. Leis e fundamentos: Lei nº 8.159/1991, Decreto nº 4.073/2002, Lei nº 12.527/2011, Decreto nº 7.724/2012 e Lei nº 12.682/2012. Lei nº 13.709/2018. 9. Regulamentação da gestão documental no âmbito do Senado Federal: Ato da Comissão Diretora nº 9/2012, Ato da Comissão Diretora nº 11/2014, Ato da Diretoria-Geral nº 12/2015 e Ato do Presidente nº 6/2015. 7. Segurança e sigilo na gestão de documentos. 8. Sistemas e métodos de arquivamento. 9. Classificação de documentos de arquivo: elaboração e aplicação de códigos ou planos de classificação. 10. Temporalidade de documentos: elaboração e aplicação da tabela de temporalidade. 11. Avaliação e destinação de documentos: transferência, recolhimento e eliminação. 12. Arquivos especiais. 13. Arranjo e descrição de documentos: normas de descrição arquivística e elaboração de instrumentos de pesquisa. 14. Acesso à informação. Aplicação de tecnologias nos arquivos. Digitalização de documentos. Gerenciamento eletrônico de documentos. Certificação digital. Gestão arquivística e preservação de documentos digitais: autenticidade, acesso a longo prazo e manutenção da cadeia de custódia. Modelo de referência OAIS (Open Archival Information System – ISO 14721:2012). 15. Gestão da informação e do Conhecimento.
Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.
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