Larissa Lustoza • 12/04/2022
O concurso Senado retornou e foi autorizado para o preenchimento de 19 vagas. O que poucos lembram, porém, é que a seleção teve uma importante movimentação em 2019.
Também autorizado em 2019, o concurso Senado chegou a passar pelo processo de escolha de banca e o projeto básico foi elaborado.
Sabe-se que um novo projeto básico deve ser elaborado para a escolha de banca desta nova seleção. Nesta matéria, porém, relembre os detalhes daquele documento e confira uma análise de como você pode aproveitá-lo:
De acordo com o projeto básico de 2019, “as provas objetivas deverão ser compostas por 200 questões numeradas sequencialmente, cada qual com uma assertiva única para julgamento como CERTA ou ERRADA”.
Apesar de não destrinchar exatamente o que seria cobrado, o projeto básico de 2019 trouxe um belo “spoiler” do que a comissão julgava necessário constar no edital:
As provas objetivas e discursivas seriam realizadas nas capitais dos estados e no Distrito Federal.
As etapas foram destrinchadas de acordo com o cargo pretendido pelo concurseiro, sendo:
Algumas informações importantes sobre a etapa discursiva também foram publicadas junto com o projeto básico. A quantidade de provas desse tipo que seriam corrigidas pela banca:
Para o cargo de Policial Legislativo, as avaliações discursivas seriam aplicadas no mesmo dia das objetivas. Os inscritos tinham de produzir uma redação no formato de texto dissertativo.
Os inscritos nas oportunidades de Analista Legislativo também teriam aplicação no mesmo dia das provas objetivas. Os concorrentes teriam de responder duas questões teóricas ou práticas, além de escrever um texto dissertativo.
A prova discursiva para o interessado em se tornar advogado do Senado seria realizada depois do resultado definitivo das provas objetivas para todos os cargos do edital.
O concorrente devia responder a quatro questões teóricas ou práticas, além de produzir redação de um parecer ou peça judicial.
Agora, como aproveitar todas as informações do projeto básico? Para responder isso, confira abaixo uma análise do prof. Victor Dalton do documento e como você pode guiar os seus estudos:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.