Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TCE RJ: novo edital autorizado; veja requisitos de ingresso

Concurso TCE RJ: novo edital autorizado; veja requisitos de ingresso

Quais são os requisitos de ingresso do novo concurso TCE RJ, que teve autorização para um novo edital com 25 vagas em cargos de níveis médio e superior? Nesta matéria você tira suas dúvidas e vê se a seleção é para você!

Para a surpresa de todos, um novo edital para provimento de cargos no Tribunal de Contas Estadual do Rio de Janeiro pode sair em 2021. Não custa lembrar que o último concurso TCE RJ teve provas aplicadas este ano (2021).

O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área de controle. Clique aqui e participe!

cursos para concurso tce rj
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso TCE RJ: confira quais os requisitos de ingresso

De acordo com o edital publicado em 2012, para ingressar em um dos próximos cargos ofertados pelo concurso TCE RJ, o candidato deverá possuir alguns requisitos, quais sejam:

  • a) ter sido aprovado e classificado no Concurso TCE RJ, na forma estabelecida no Edital de Abertura, seus Anexos e em suas retificações;
  • b) possuir os requisitos específicos exigidos para o cargo ao qual concorre:
    • Técnico: Certificado de conclusão do ensino médio ou diploma, devidamente registrado, de curso de educação profissional técnica de nível médio.
    • Analista de Tecnologia da Informação: Diploma, devidamente reconhecido e registrado, do curso de graduação em Ciência da Computação, Engenharia de Sistemas, Engenharia da Computação ou de curso de graduação da área de Ciências Exatas, neste último caso desde que acompanhado do certificado de conclusão de curso de pós‐ graduação em Análise de Sistemas.
    • Procurador de Contas: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, desempenhada exclusivamente após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
  • c) ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • d) ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;
  • e) estar em pleno gozo e exercício dos direitos políticos;
  • f) estar quite com as obrigações eleitorais e, no caso de candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • g) ter aptidão física e mental, não apresentando deficiência que o incapacite ao exercício das funções inerentes ao cargo ao qual concorre;
  • h) ter conduta pública e particular irrepreensível;
  • i) não haver sido demitido ou destituído de cargo, nas situações previstas na legislação de regência, por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal, mediante declaração firmada pelo próprio;
  • j) não estar investido em outro cargo, emprego ou função pública remunerada e não acumulável, mediante declaração firmada pelo próprio;
  • k) não apresentar registro de antecedentes criminais, que se mostre, a critério do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, incompatível com a natureza do cargo, mediante folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há seis meses, respeitado o prazo de validade descrito na própria certidão, quando houver;
  • l) ser considerado apto em todos os exames médicos pré‐admissionais a serem realizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro ou entidade a ele conveniada, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais solicitados, os quais correrão às suas expensas.

Vale registrar que não foram identificados requisitos para o cargo de procurador de contas (Ministério Público de Contas do TCE RJ).

Porém, verificando outros editais para esses cargos (como no caso do concurso do MPC PA – Ministério Público de Contas do Pará), além dos requisitos básicos, o candidatos deve possuir o requisito apresentado na lista acima.

O próximo passo rumo ao edital deve ser a escolha de banca, visto que junto à autorização também foi instituída a comissão organizadora da seleção.

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Resumo

  • situação: AUTORIZADO
  • vagas: 25
  • cargos: Analista de TI, Técnico e Procurador
  • Escolaridade: médio e superior
  • Último edital: 2019, Analista
  • Último edital Técnico: 2012, Técnico
  • Link para o edital de 2012
notícias concurso TCE rj

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos públicos, também podem ser acompanhadas no Instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.