Redação Direção Concursos • 30/03/2021
A proposta de extinção do Tribunal de Contas Municipal do Goiás (concurso TCM GO) deverá ser apresentada nos próximos dias pelo deputado estadual Henrique Arantes (MDB). De acordo com o parlamentar, não há necessidade da existência do órgão:
“Goiás é um dos três estados que ainda tem TCM e a gente não vê necessidade de existência desse tribunal. Vamos começar a colher as assinaturas dos parlamentares. Boa parte pensa igual e acredito que não teremos dificuldades”, afirmou em notícia publicada pelo jornal O Popular.
Ainda de acordo com Henrique Arantes, os servidores efetivos do órgão deverão ser transferidos para Tribunal de Contas Estadual ou na própria Assembleia.
Essa não é a primeira vez que a proposta de extinção do órgão é apresentada. Em 2018 o deputado estadual José Nelto (Podemos) sugeriu a extinção do TCM afirmando que o órgão era uma “casa de mordomias”. No entanto, a sugestão não foi encaminhada.
Importante destacar que em 2017 foi aprovada a PEC 302/17, de autoria do deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE), que veda a extinção de tribunais de contas dos estados e municípios.
Os tribunais de contas foram capacitados pela Constituição Federal, em seus artigos 70 e 71, para exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da Administração Pública.
Além do TCM GO, o Brasil conta com outros dois Tribunais de Contas Municipais, sendo eles o TCM SP e TCM RJ, ambos contam com novos editais previstos e/ou publicados.
Concurso TCM RJ: o edital do concurso ainda não foi publicado, porém a banca organizadora já foi definida, estando as provas e demais etapas do certame sob responsabilidade da banca Cebraspe. O número de vagas deverá ser definida conforme o número de cargos vagos.
De acordo com o portal da transparência do TCM RJ, o número de vacâncias vem aumentando. Enquanto em dezembro de 2019 o órgão contava com 28 cargos vagos para a carreira de Auditor de Controle Externo e Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação, o número atualmente corresponde a 30 vagas para o próximo edital.
Concurso TCM SP: o concurso TCM SP se encontra, no momento, suspenso. O edital do concurso foi lançado no início deste ano com oportunidades para nível médio e superior.
São, ao todo, 12 vagas imediatas, sendo 2 para Agente de Fiscalização (nível superior) e 10 para Auxiliar Técnico de Fiscalização (nível médio). As inscrições, de acordo com a Vuneso, serão reabertas. Veja aqui!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.