Concursos Abertos Concursos 2021

Concurso TCM SP: relação candidato x vagas até agora; inscrições reabrirão

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
27/07/2020, às 08:57 • 11 meses atrás

concurso tcm sp

A notícia de reabertura das inscrições para o concurso TCM SP (Tribunal de Contas de São Paulo) deixou os concurseiros da área de controle em polvorosa. A informação foi publicada no último dia 25 de julho em Diário Oficial (confira aqui).

Na mesma publicação, o órgão tornou pública a quantidade de candidatos já inscritos na seleção até o momento e esse número surpreendeu, positivamente, aqueles que sonham com uma vaga. Veja o que disse o coordenador e professor Ronaldo Fonseca:

  • “Acho que, quando saiu o edital, a data da prova estava muito próxima. Isso pode ter afastado muita gente que não se julgou preparada”.

Fonseca acredita que com o edital aberto e possibilidade de novas inscrições, mais interessados devem tentar uma vaga no concurso TCM SP.

Nesta matéria, o Direção irá abordar a relação candidato x vaga no concurso TCM SP, mas antes saiba que você pode estudar para essa seleção, bem como para muitas outras, de todas as áreas, com os melhores materiais e pagando um valor que cabe no seu bolso:

Assinatura Ilimitada

Quer garantir centenas de cursos para os principais concursos públicos do país? Basta adquirir a Assinatura Ilimitada do Direção Concursos, em parceria com o QC, para ter acesso ao PDF 2.0: a plataforma que vem mudando a sua forma de estudar. Confira:

A retomada

Apesar da publicação e notícia da reabertura das inscrições, não se sabe anda quando serão retomadas as datas de prova do concurso TCM SP, por isso essa pode ser uma grande oportunidade, para aqueles que almejam a uma vaga em algum dos cargos oferecidos no órgão.

Concurso TCM SP: inscritos

Foram mais de 30 mil inscritos, sendo a maior parte desses para o cargo de auxiliar técnico de fiscalização (suporte administrativo). Confira na listagem abaixo:

  • a) Auxiliar técnico de fiscalização – suporte administrativo: 22.665 inscritos;
  • b) Auxiliar técnico de fiscalização – técnico de informática: 378 inscritos;
  • c) Agente de fiscalização – administração: 1.819 inscritos;
  • d) Agente de fiscalização – ciências atuariais: 131 inscritos;
  • e) Agente de fiscalização – ciências contábeis: 1.456 inscritos;
  • f) Agente de fiscalização – ciências jurídicas: 1.959 inscritos;
  • g) Agente de fiscalização – economia: 509 inscritos;
  • h) Agente de fiscalização – engenharia civil: 908 inscritos;
  • i) Agente de fiscalização – tecnologia da informação: 592 inscritos.

Lembra-se que o edital concurso TCM SP trouxe a oferta de 12 vagas, para provimento imediato no órgão, sem contar o cadastro de reservas, separadas da seguinte forma:

  • a) Auxiliar técnico de fiscalização – suporte administrativo: 8 vagas;
  • b) Auxiliar técnico de fiscalização – técnico de informática: 2 vagas;
  • c) Agente de fiscalização – ciências atuariais: 2 vagas e cadastro de reservas;

Para o restante dos cargos, a disputa será, apenas, para o cadastro de reservas.

Concurso TCM SP: qual a relação candidato x vagas?

Como a relação candidato x vaga só dá para ser feita com as variáveis “número de candidatos inscritos” e “número de vagas”, apenas os cargos de auxiliar técnico de fiscalização (suporte administrativo e técnico de informática) e agente de fiscalização (ciências atuariais) serão demonstrados.

  • Cargo de suporte administrativo

No caso do cargo de auxiliar técnico de fiscalização (suporte administrativo), são 22.665 inscritos, para apenas oito (8) vagas, que gera a disputa de uma vaga a cada 2.834 candidatos (aproximadamente).

  • Cargo de técnico de informática

Para o cargo acima descrito, a disputa será ainda menor no concurso TCM SP. Foram apenas 378 inscritos até o momento, para a disputa de duas (2) vagas. Assim, o candidato terá de vencer 189 outros candidatos.

  • Cargo de agente de fiscalização – ciências atuariais

Já para o cargo de agente de fiscalização – ciências atuariais, 131 candidatos disputam uma das duas (2) vagas, sendo cerca de 66 candidatos por vaga. Ou seja, um número bem baixo, se comparados com outros concursos e até mesmo com outros cargos do concurso TCM SP.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Concurso TCM SP: carreira

Um dos pontos que mais chamam a atenção no concurso TCM SP, assim como em muitos concursos da área de controle, são os altos salários pagos, bem como a evolução da carreira.

Nas imagens a seguir, confira as progressão e promoção funcionais que o órgão tem:

  • Cargos de nível médio
concurso tcm sp salário
  • Cargos de nível superior
concurso tcm sp salário 2

Além dos valores descritos acima, os servidores ainda fazem jus ao valor de R$573,45 por mês de auxílio-alimentação.

Resumo concurso TCM SP:

Concurso Municipal Concurso TCM SP concursos municipais tcm sp

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.