Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ RJ: plano de aposentadoria é lançado e favorece nomeações

Concurso TJ RJ: plano de aposentadoria é lançado e favorece nomeações

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (concurso TJ RJ) publicou o Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA) aos servidores das carreiras de técnico e analista, o que pode trazer novas vacâncias no órgão.

De acordo com o documento divulgado no Diário do órgão desta sexta-feira (31/7), os interessados poderão aderir ao programa a partir do dia 3 de agosto ao dia 30 de setembro de 2020.

O servidor que aderir ao programa terá o prazo máximo de 60 dias para ficar “inativo” no quadro de pessoal do Tribunal de Justiça. Veja detalhes no documento abaixo:

concurso tj rj aposentadorias
Concurso TJ RJ: programa de incentivo à aposentadoria publicado

Com o aumento no número de cargos vagos no Tribunal, as chances de que as nomeações do novo concurso TJ RJ ultrapassem as 160 vagas do edital são bem maiores.

Sabe-se que, em planos anteriores, centenas de pessoas aderiram e se aposentaram. Uma análise completa pode ser vista neste link, feita por um servidor do órgão.

Na opinião dele, administrador do perfil “Revisa Lei”, o número de novos cargos vagos deve girar na casa dos 300.

“Minha opinião é que haverá nos próximos dois meses PELO MENOS 300 vacâncias (estou chutando para baixo). Isso não gerará automaticamente 300 nomeações no primeiro mês após a homologação do concurso do concurso”, publicou.

Concurso TJ RJ: mais de 7 mil aposentados

O último levantamento da situação do quadro de servidores do Tribunal foi realizado em abril de 2020. No mesmo período já haviam 7.740 servidores aposentados, sendo:

  • 5.348 analistas aposentados;
  • 2.092 técnicos aposentados.

No entanto, o número exato de cargos vagos não foram divulgados pelo órgão.

Em análise realizada pela equipe de jornalismo do Direção Concursos, de dezembro de 2019 até abril de 2020 cerca de 55 cargos de Analista Judiciário foram desocupados.

Além disso, 43 cargos de técnicos foram desocupados. Ao todo, em um período de quatro meses, 102 cargos foram desocupados no quadro de pessoal do TJ RJ.

Concurso TJ RJ: provas suspensas

As provas objetivas do concurso TJ RJ foram suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. A boa notícia é que, de acordo com o presidente do órgão, as inscrições serão reabertas.

A retomado do certame vai seguir as instruções abaixo:

  • quem já realizou a inscrição e pagou o boleto, está com a candidatura garantida. O prazo para pagar o boleto havia sido prorrogado até o dia 29 de abril.
  • já quem realizou a inscrição, mas não tinha como pagar, haverá novo prazo de pagamento após a retomada do concurso
  • e, por fim, quem NÃO realizou a inscrição, haverá novo prazo para realizar a solicitação quando o concurso for retomado.

Veja todos os detalhes da retomada do concurso clicando aqui!

Além disso, candidatos interessados em uma das 160 vagas do edital ganharam um maior prazo para a preparação. Veja o material que o Direção Concursos preparou para o concurso TJ RJ:

concurso tj rj 1

Resumo do concurso TJ RJ

Assinatura ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para o cargo de policial legislativo.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.

Então, clique abaixo e confira:

concurso tj rj
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.