Maurício Miranda Sá • 06/04/2020
Há confusões que cercam o concurso TJ SP 2017 (Tribunal de Justiça de São Paulo) e que “travam” a realização de uma nova seleção.
Uma delas foram as sucessivas prorrogações da validade do certame. De acordo com o edital publicado em 2017, o concurso teria validade de um (1) ano, prorrogável por igual período.
Mas acontece que o órgão decidiu, em 15/8, que o prazo de validade seria novamente prorrogado até 10/12/20.
Alguns acreditam que a medida é inconstitucional, já que, de acordo com suas visões, fere o artigo 37, inciso III da Carta Magna nacional. Veja o que diz o referido inciso:
Porém, o fato é que o concurso TJ SP está prorrogado até o final deste ano (2020), podendo chamar os candidatos aprovados para tomar posse no cargo de Escrevente.
Em notícia publicada na última sexta-feira (3/4), um candidato aprovado no concurso TRF 3 (Tribunal Regional Federal) peticionou, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), buscando a suspensão da validade de todos os concursos do Poder Judiciário, enquanto perdurar o surto de Coronavírus.
Desse modo, o concurso TJ SP também seria atingido pela medida, já que faz parte do grupo de órgãos da Justiça. O pedido, segundo detalhes obtidos por entidades especializadas em concursos públicos, estaria sendo analisado pela Presidência do CNJ.
Por outro lado, questionado sobre uma possível suspensão da validade, o Juiz Assessor da Presidência do órgão, Carlos Eduardo Lora Franco, informou que não há nenhuma decisão sobre o assunto.
Assim, é impossível prever se haverá, por parte de órgão ou do CNJ, a suspensão da validade do concurso TJ SP, ou mesmo dos concursos de tribunais em todo país.
De acordo a Secretaria de Gestão de Pessoas do TJ SP, existem 3.825 cargos vagos de Escrevente Técnico Judiciário em toda a Corte e 2.537 candidatos habilitados, mas que remanescem sem nomeação.
À época, o edital previu que poderiam ser abrangidos os cargos vagos que viessem a ser criados no decorrer da validade do concurso, dependendo do interesse do serviço e da disponibilidade orçamentária.
Vale lembrar que, o concurso TJ SP 2017 foi organizado pela banca VUNESP, oferecendo 590 vagas para provimento imediato no cargo de Escrevente do TJ SP.
Informações do próprio órgão indicam que, das 590 vagas previstas, restavam (em agosto de 2019) 14 vagas a serem preenchidas.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.