Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso TRF 4: validade suspensa até fim da calamidade pública

Concurso TRF 4: validade suspensa até fim da calamidade pública

O Diário Oficial da União (DOU) tornou pública a suspensão do prazo de validade do concurso TRF 4 até o fim do período de calamidade pública, decretado pelo Governo Federal, devido à pandemia de Coronavírus que assola o país.

Prazo de validade

O edital concurso TRF 4, que foi publicado em maio de 2019, teria validade de dois (2) anos, prorrogáveis por mais dois (2) anos a critério da administração do órgão.

Assim, com a homologação do resultado final tendo sido publicada em dezembro daquele ano, os aprovados teriam a possibilidade de serem nomeados até dezembro de 2023.

Porém, com o Edital publicado neste dia 04 de junho (2020), suspendendo o prazo de validade da seleção enquanto durar a vigência do estado de calamidade pública, o prazo para o órgão contratar candidatos aprovados no concurso TRF 4 pode se estender até o final do ano de 2024.

Veja a publicação no DOU:

dou suspensao validade concurso trf 4

Sonha em ingressar na carreira de tribunais?

O TRF 4 passou e, por ora, não se terá notícias sobre um novo concurso nesse órgão nem tão breve. Porém, muitas outras seleções na área de tribunais estão previstas para os próximos meses e durante o ano de 2021.

Um levantamento feito pela equipe de jornalismo do Direção Concursos dá conta de que há, atualmente, 46 órgãos do Poder Judiciário com seleções vencidas, ou seja, sem prazo de vigência válido, e que deverão realizar concursos em breve.

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Concursos TJs

Assim, somente na carreira da Justiça Estadual, 17 editais podem ser publicados tão logo. Desses, o concurso TJ RJ é o que já está com edital publicado (e provas suspensas) para o provimento de 160 vagas imediatas.

As inscrições serão reabertas e as vagas oferecidas são para cargos de nível médio e superior, com salários iniciais de até R$ 6.373,89. A banca Cebraspe/Cespe é a responsável pela gestão da seleção.

Além do TJ RJ, os Tribunais de Justiça de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Goiás, Tocantins, Roraima e Rio Grande do Sul já se movimentam para tornar público seus editais.

Sem movimentação pública, mas com últimos editais já expirados (sem vigência), tem-se os TJs do Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Sergipe, Piauí, Mato Grosso, Acre, Amapá e Rondônia.

Confira a situação de cada um dos concursos citados e mais:

panorama tjs

Concursos TREs

Outra área do Poder Judiciário brasileiro é a de Tribunais Eleitorais. Esperava-se que, em 2020, muitos editais de TREs fossem publicados, o que não aconteceu até o presente momento.

Sabe-se que a última registrada foi para cargos do TRE Pará. Acontece que a LOA 2019/2020 trouxe autorização para provimento de mais de 1.000 nos órgãos da Justiça Eleitoral e que muitos desses estão provendo seus cargos através de aproveitamento de candidatos aprovados em outros certames.

Isso, no entanto, não muda o fato de se ter diversos órgãos da área com editais vencidos e que, logo logo, trabalhem para tornar públicos seus editais. São pelo menos 18 nessa situação.

Quer saber mais? Clique na imagem a seguir:

panorama tres

Concursos TRTs

Uma área que teve muitos concursos entre os anos de 2016 e 2018 foi a de concursos para Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs).

A notícia de novos concursos da carreira em 2020 parece distante, mas quem pretende estudar a médio/longo prazo tem que estar ligado. Há, atualmente, 11 TRTs com editais vencidos.

Esses órgãos terão a necessidade de tornarem públicos seus editais, para suprir a demanda que existe na Justiça do Trabalho.

Para saber quais são, basta clicar na imagem a seguir:

panorama trts
noticias direcao concursos
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.