PUBLICIDADE
Larissa Lustoza • 25/06/2020
Enquanto o concurso TRF3 permanece com o contrato com a FCC suspenso, a comissão de aprovados na seleção acompanha as vacâncias do órgão e busca medidas, junto ao tribunal, para agilizar as próximas etapas.
No entanto, no contexto atual de pandemias e crises orçamentárias, a comissão entende que não é possível estimar quando as nomeações ou a homologação do certame ocorrerão.
Por isso, para ajudar o concurseiro aprovado e dar uma visão realista da situação, a comissão elaborou uma planilha em que acompanha as vacâncias do tribunal, que ajudará o aprovado a entender o atual cenário do TRF3.
Segundo representantes da comissão de aprovados, projeções e nomeações são difíceis de calcular. “Infelizmente, não se é possível saber, até o momento, o posicionamento do Tribunal, muito menos do orçamento como um todo, que foi bem impactado com a Covid-19“, explica Paula Tackla, uma das representantes.
Porém, a comissão continua atuando para que as próximas etapas possam ocorrer para chegar a devida homologação do concurso TRF3 ainda este ano, que auxiliaria nas nomeações dos aprovados.
“O fato de ainda não ter havido a distribuição do restante de vagas autorizadas pela LOA acaba dificultando bastante essa previsão. Dessa forma, é muito importante que isso ocorra ainda este ano para aproveitarmos as vagas e garantir mais nomeações“, explicou Mariana Costa, representante da comissão.
Por isso, umas das maneiras de auxiliar o concursado a entender a situação atual do tribunal, a comissão elaborou uma planilha com os cargos vagos. Porém, explica que não são todos possíveis de nomeações.
“É importante considerar o atual cenário e restrições orçamentárias que os Órgãos Públicos estão sujeitos”, explicou Ana Alberici, outra representante. “Quando analisamos as vacâncias publicadas, também temos que considerar quais não geram impacto orçamentário direto, e portanto, possuem maior chance de nomeação posterior “.
Na planilha, é possível visualizar quais são os cargos vagos do TRF3 e, em outra coluna, as possibilidade de nomeação, pois nem todos cargos vagos são possíveis de serem ocupados.
Com isso, apesar dos 486 cargos vagos ao todo, somente 18 estão livres para nomeação, segundo o levantamento da comissão de aprovados. Com isso, há as seguintes situações:
“A Planilha de Cargos Vagos serve para informar os demais aprovados dessa realidade. E essa transparência permite uma visão mais realista sobre a possibilidade de nomeações futuramente”, explicou Ana.
A comissão de aprovados no TRF3 mantém informações atualizadas por meio das redes sociais. Para visualizar a tabela de cargos vagos, clique aqui.
Concurseiros interessados em outras seleções de tribunais, podem esperar alguns certames logo após a pandemia. Veja uma breve lista dos concursos que estão suspensos e/ou com procedimentos paralisados devido a pandemia:
O Qconcursos e o Direção Concursos se uniram para disponibilizar uma solução completa de estudos para concursos públicos. É teoria e prática na medida certa e em um único lugar. Pague por mês e não comprometa o limite do seu cartão.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.