Juliane Freitas • 14/05/2022
O concurso TRT PB (Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região) vem passando por movimentações e pode ter, em breve, seu edital publicado.
A expectativa é que o certame aconteça ainda no ano de 2022, tendo o órgão já solicitado aporte orçamentário para cobrir os custos da publicação do edital.
Em ofício enviado ao CSJT (Conselho Superior da Justiça do Trabalho), o TRT PB informou sobre a defasagem de seu quadro de servidores.
Através de dados obtidos em maio de 2022, o órgão constatou que 204 servidores estão em usufruto de abono de permanência. Ou seja, é o servidor que já poderia se aposentar, mas prefere permanecer em atividade.
Desses 204 servidores, 162 ocupam o cargo de Técnico e 42 ocupam o cargo de Analista.
Caso esses servidores em abono de permanência se aposentassem, haveria no TRT PB 204 cargos vagos apenas por este meio. Sem contar as vacâncias provocadas por outro motivos, como falecimento, migração para outras carreiras, entre outros.
O órgão ainda ressalta que, nos últimos 4 anos houve perda de 149 servidores, por diversos motivos, provocando a vacância de seus cargos.
Além disso, há uma projeção de que, nos próximos 4 anos, ou seja, até 2026, 161 servidores preencherão os requisitos para a aposentadoria, sendo 33 ocupantes do cargo de Analista e 128 ocupantes do cargo de Técnico.
O TRT PB destaca que a soma desse quantitativo representa perda de 42% no seu quadro de servidores atual.
Confira, a seguir, trecho do documento oficial que explica a respeito das vacâncias:
De acordo com levantamento realizado pela equipe do Direção Concursos, o órgão apresentava até março de 2022, o número de 199 cargos vagos, sendo 161 para Técnico e 38 para Analista.
Em relação às nomeações provenientes do último concurso, o órgão registrou 43 candidatos aprovados nomeados. Vale lembrar que o edital ofertou 32 vagas.
Ou seja, no concurso de 2014, haviam 15 vagas para Técnicos, porém, 16 aprovados foram nomeados.
Já para o cargo de Analista, foram anunciadas 17 vagas, mas 27 candidatos aprovados tomaram posse.
Os dados fazem parte de um estudo exclusivo realizado pela equipe do Direção Concursos.
A seleção mais recente para o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba foi realizada em 2014.
Na ocasião, foram ofertadas 32 vagas para Analista e Técnicos judiciários. Em relação à remuneração, os salários iniciais dos novos servidores variaram entre R$ 5.007,82 e R$ 8.178,06.
A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC), que aplicou provas objetivas e discursivas aos candidatos do concurso TRT PB (TRT 13).
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.