Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TRT: provimento de cargos depende de orçamento, diz CSJT

Concurso TRT: provimento de cargos depende de orçamento, diz CSJT

O Conselho Superior de Justiça do Trabalho esclareceu pontos importantes sobre a realização de novos concursos TRTs (concurso TRT) previstos para 2021. Conselho é o responsável por divulgar distribuição de provimentos autorizados por TRT.

Segundo nota, embora haja 747 provimentos autorizados no Orçamento de 2021, CSJT esclareceu que projeto de lei ainda não foi votado.

Além disso, por conta das restrições da LC 173/2020, nem todas as vacâncias serão aproveitadas.

“Dessa forma, mesmo que a lei de orçamento seja aprovada com o quantitativo de cargos proposto, ainda será necessário avaliar se o provimento se enquadra às disposições da LC 173/2020”, traz o comunicado.

De acordo com um levantamento divulgado pelo instagram @semTRauma_ e elaborado por Alexandre Brites, os tribunais regionais do trabalho acumulam 4.159 cargos vagos.

O levantamento é de acordo com os dados compilados de agosto de 2020. Dessa quantia, a maior parte é de Técnicos Judiciários com 2.759 vacâncias em todos os TRTs. Já de Analistas Judiciários, a quantia é de 1.400 cargos vagos.

Dicas de especialista para se preparar para concurso TRT

Para quem está interessado em já começar a se preparar para concurso TRTa especialista em concursos públicos da área de Direito do Trabalho Danielle Silva dá alguma dicas.

A especialista agrupou os conteúdos mais importantes dos cargos nestes tipos de concursos.

Para Analista Judiciário da Área Judiciária e Oficial de Justiça, as matérias mais importantes são:

  • Português,
  • Direito do Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo e
  • Direito Processual Civil.

Para Analista Judiciário da Área Administrativa, as matérias mais importantes são:

  • Português,
  • Direito do Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo e
  • Administração Pública.

Para Técnico Judiciário da Área Administrativa, as matérias mais importantes são:

  • Português,
  • Direito do Trabalho,
  • Processo do Trabalho,
  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo e
  • Gestão Pública.

“Normalmente, a banca é a FCC, mas também já houve concursos recentes realizados pela Cespe/ Cebraspe, FGV e Instituto AOCP”, aconselha.

Segundo a especialista, para as questões de Direito, deve ser enfatizado o estudo da literalidade da lei, que abrange a maior parte das questões.

Nas questões de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho para cargos de Analista Judiciário da Área Judiciária e Oficial de Justiça, “costuma ser cobrada jurisprudência, principalmente as Súmulas do TST e, de modo menos recorrente, as Orientações Jurisprudenciais do TST“.

No entanto, caso a banca for o Cebraspe, é importante que esses cargos observem outros pontos. “Pode ser cobrada a jurisprudência não sumulada, com questões formuladas a partir do site de notícias do TST ou dos Informativos do TST”, explica.

As questões de Português costumam enfatizar a interpretação de textos. É recomendável treinar com muitas questões de provas anteriores.

Na prova discursiva, pode ser cobrada redação ou questões discursivas com estudos de casos. “É recomendável fazer um curso específico de discursivas se o(a) candidato(a) não estiver habituado(a) com este tipo de questão”, sugere Danielle Silva.

O Direção Concursos elaborou um pacote de curso regular para concurso TRT com as matérias de mais peso nestas seleções. Clique abaixo e confira:

concursos trts

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

concurso pc rn e mais
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.