PUBLICIDADE

Concursos Piauí: governador autoriza edital unificado para 200 vagas!

Pelas redes, governador informou que edital será publicado em breve

Por

Rebeca Kemilly
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concursos Piauí: governador autoriza edital unificado para 200 vagas!

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou nesta sexta-feira (19/12) o decreto que autoriza a realização de um concurso público unificado no âmbito do Executivo estadual. Ao todo, serão 200 vagas, com previsão de convocação imediata de 100 aprovados.

A Secretaria de Administração (Sead) ficará responsável pela organização do certame. Pelas redes sociais, o governador confirmou a autorização do edital, que deve ser publicado em breve.

O concurso unificado irá contemplar diferentes órgãos e secretarias, com vagas de nível superior voltadas a áreas estratégicas da administração pública. Entre os destaques já confirmados estão oportunidades para:

  • Adapi: engenheiro agrônomo e médico veterinário;
  • Agrespi: analistas nas áreas administrativa, jurídica e contábil;
  • Detran: analista de trânsito;
  • Além de vagas na Sada, SAF, Sasc, Fundação Antares, Seplan e Setur.

Segundo o governo estadual, o concurso é resultado de um estudo de dimensionamento das necessidades do serviço público, com o objetivo de reforçar a capacidade técnica do Estado e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Primeiro concurso unificado do estado

Em novembro, o secretário de Administração, Samuel Pontes, já havia anunciado a realização do primeiro concurso unificado da história do Piauí, previsto para 2026.

Na ocasião, o gestor também informou que o estado prepara um pacote com mais de 5 mil vagas para as áreas de Educação e Saúde, com editais previstos para 2025, além de concursos individualizados para diversos órgãos.

“Cerca de 12 órgãos terão concursos individualizados, mas também [haverá] um concurso unificado, pela primeira vez, para abranger oito órgãos”, afirmou o secretário.

Entre os órgãos citados anteriormente como possíveis participantes estavam a Sada, Adapi, Setur e Agrespi, agora confirmados no concurso unificado autorizado.

Com a assinatura do decreto, a expectativa passa a ser pela publicação do edital nos próximos meses, marcando um passo importante na política de fortalecimento do quadro de servidores do estado do Piauí.

Tenha a rotina de um aprovado!

O Direção Concursos preparou para você um Ebook feito pelo professor Erick Alves, com dicas para ter a rotina e organização de um aprovado. Não perca esta oportunidade!

Basta clicar no botão, a seguir e baixar seu material gratuito!

QUERO MEU E-BOOK

Concursos no Nordeste previstos para 2026

Sefaz BA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou no dia 28 de outubro, um pacote de certames para o estado, incluindo o aguardado concurso Sefaz BA (Secretaria da Fazenda da Bahia).

Serão ofertadas 200 vagas para Auditor Fiscal e Agente de Tributos, o edital ainda depende de autorização formal, mas o ingresso dos aprovados está projetado para janeiro de 2027.

O certame ganhou fôlego com a entrega do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026 à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em 30 de setembro.

O documento, que estima R$ 77,4 bilhões em receitas e despesas, prevê explicitamente as 200 vagas para a secretaria, divididas entre Auditor Fiscal (nível superior em áreas como Direito, Contabilidade ou Administração) e Agente de Tributos (nível médio).

PC PE

Os candidatos que aguardam novos concursos policiais em Pernambuco ganharam uma confirmação oficial: os editais devem ser publicados até o final do primeiro trimestre de 2026.

A informação foi dada pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, durante evento, realizado na segunda-feira (17), em que o governo apresentou novos investimentos para a segurança pública do estado.

Segundo o secretário, mesmo após a realização do maior concurso da história da segurança pública de Pernambuco, com previsão de 7 mil novos policiais e bombeiros contratados até abril de 2026, o déficit de efetivo ainda não foi totalmente suprido.

Por isso, o governo já validou uma proposta para novos concursos, que agora segue para análise da Secretaria de Administração e demais instâncias responsáveis pelo impacto financeiro.

Carvalho também afirmou que não haverá convocação de excedentes dos concursos anteriores, encerrando definitivamente as expectativas sobre uma terceira turma para as polícias Civil e Militar.

Em novembro, Raquel Lyra confirmou que já está em andamento a contratação da banca organizadora dos novos certames.

Controladoria-Geral de Alagoas

O primeiro concurso da Controladoria Geral do Estado de Alagoas (CGE AL) foi oficialmente confirmado após anos de expectativa, marcando o primeiro certame da instituição para o cargo de Analista de Controle Interno.

O concurso oferecerá 5 vagas imediatas e 5 vagas para cadastro reserva, todas destinadas ao cargo de Analista de Controle Interno. A comissão organizadora já está formada desde 2023, e o órgão vinha discutindo a necessidade do edital devido a demandas urgentes nas áreas de auditoria, ouvidoria, correição e transparência.

Em outubro, a Superintendência de Ouvidoria e Transparência propôs a retomada imediata das tratativas do novo edital, com no mínimo 5 vagas iniciais para atender demandas urgentes em auditoria, ouvidoria, correição e transparência, com possibilidade de expansão com base em estudos orçamentários.

As avaliações devem ocorrer apenas em 2026, dentro do mandato do atual governador. Desde sua criação, a Controladoria tem atuado com servidores comissionados, já que nunca realizou concurso para seu quadro efetivo, e a carreira de Analista de Controle Interno foi criada em 2018.

Assembleia Legislativa do Ceará 

Na última quarta-feira (10/12), durante a abertura da 3ª Feira Cearense de Aprendizagem Profissional, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), confirmou que a Casa lançará um novo concurso público em 2026, com 200 vagas previstas.

O parlamentar lembrou que o certame já está em preparação. A comissão responsável pela organização do concurso foi oficialmente criada por meio do Ato Deliberativo nº 997/2025, documento que autoriza o início dos trabalhos internos e o planejamento das etapas do edital.

O grupo é responsável por planejar, acompanhar e fiscalizar todos os procedimentos iniciais, como definição de cargos, estrutura de provas e escolha da banca examinadora.

Detran RN

Um novo passo foi dado para a realização do concurso Detran RN (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte): foi formada a comissão especial do certame!

A portaria instituindo o grupo foi publicada em Diário Oficial do estado na quinta-feira, 11 de setembro.

concurso Detran RN foi autorizado pela governadora Fátima Bezerra no dia 3 de setembro. A previsão é de que o  edital seja publicado até novembro e as provas sejam aplicadas em janeiro de 2026.

São previstas 80 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro reserva. Apesar da boa notícia, as áreas de atuação contempladas não foram informadas até o momento.

TRT PI (TRT 22) – concurso público

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT PI), em agosto, deu o primeiro passo oficial para a realização de um novo concurso público. De acordo com informações do órgão, uma proposta orçamentária com previsão de recursos para o certame já foi encaminhada para análise e deliberação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A previsão, portanto, é que o novo processo seletivo seja realizado em 2026, caso a proposta seja aprovada pelos órgãos superiores. O edital, no entanto, depende da liberação orçamentária e ainda não há previsão de data para sua publicação.

Confira lista completa aqui!

Inicie agora seus estudos rumo à aprovação!

Tudo que você precisa para sua aprovação em um só lugar. Conheça as Assinaturas do Direção e tenha acesso aos cursos mais completos com os melhores professores!

✅ Cursos completos com videoaulas
✅ Materiais atualizados e exercícios
✅ Plataforma inteligente de estudos
✅ Resumo direcionados
✅Tira-dúvidas direto com professores

ASSINATURAS DO DIREÇÃO
CONFIRA E ASSINE AGORA!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso piauí
Concurso publico
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
ESTADUAL
piauí
Rebeca Kemilly

Rebeca Kemilly