PUBLICIDADE

Concursos policiais PE: banca em contratação, segundo governadora

Raquel Lyra anuncia ciclo de nomeações e abertura de novos certames

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concursos policiais PE: banca em contratação, segundo governadora

Em um movimento estratégico para fortalecer a segurança pública, o governo de Pernambuco está acelerando a recomposição do efetivo das suas polícias. Durante a formatura de novos policiais civis na última segunda-feira (10/11), a governadora Raquel Lyra fez uma série de anúncios importantes que impactam diretamente o presente e o futuro dos concursos policiais PE.

A cerimônia marcou não apenas a conclusão de um ciclo, mas o início de uma fase de investimentos contínuos na carreira. Lyra destacou que a nomeação dos 423 aprovados no último concurso foi realizada no ultimo sábado (8/11) e a convocação da próxima turma já foi publicada.

“O curso de formação encerrou no último sábado, quando a gente fez a nomeação dos novos 423 e a gente já fez a convocação da próxima turma com mais 477 policiais civis que começarão a sua formação a partir do dia 1 de dezembro e tão logo completem o ciclo de 800 horas de formação serão nomeados no estado de Pernambuco”, declarou a governadora.

Nova banca para concursos policiais PE já está sendo contratada

O anúncio que mais chama a atenção de quem almeja uma vaga no serviço público de segurança, no entanto, vai além das convocações em andamento. Raquel Lyra confirmou que o estado já está nos trâmites para viabilizar novos certames.

“Estamos contratando a nova banca para concurso público das mais diversas polícias porque a gente precisa garantir recompletamento de quadros”, afirmou. Ela ressaltou que Pernambuco enfrentou por anos uma grave desvalorização do setor, com uma queda acentuada no número de policiais sem a devida reposição. “Pernambuco sofreu muito porque teve uma queda de policiais ao longo do tempo sem a reposição adequada”.

A confirmação de que já está em andamento a contratação da banca organizadora é um sinal claro de que os concursos policiais PE devem ser lançados em um futuro próximo, atendendo não apenas à Polícia Civil, mas às “mais diversas polícias” do estado.

Confira, abaixo, trecho da entrevista da governadora:

Informática para carreiras policiais!

Não deixe os conhecimentos de INFORMÁTICA para trás na preparação para certames policiais! Acesse o material gratuito e estude com questões selecionadas por especialistas em concursos públicos. Confira já!

Panorama concursos policiais PE

Polícia Civil de Pernambuco

O Secretário de Segurança Pública de Pernambuco, Alessandro Carvalho, projetou a realização de um novo concurso PC PE (Polícia Civil de Pernambuco)!

Em entrevista concedida à Rádio CBN em julho, Carvalho informou que o último edital teve um aditivo que poderia chamar mais 445 aprovados e que este aproveitamento será feito. O número em questão é feito em cima, de forma proporcional, ao quantitativo de vagas ofertadas na última seleção, que foi de:

  • Agente de Polícia: 250 vagas;
  • Escrivão de Polícia: 150 vagas; e
  • Delegado de Polícia: 45 vagas.

Após a formação e a posse dos aprovados na última turma restante, o secretário revelou que será projetado um novo edital. Apesar da boa notícia, ainda não há informações sobre o número de vagas e quais cargos serão contemplados com oportunidades.

Polícia Militar de Pernambuco

O último edital de concurso PM PE foi publicado em 2023 e, em fevereiro de 2024, governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, aumentou o número de vagas ofertadas para a carreira de Soldado.

O quantitativo passou a ser de 4.800 vagas para a carreira que exige nível médio de formação, anteriormente, eram 2.400 vagas de Soldado ofertadas. Além disso, Raquel Lyra informou que também irá aumentar o número de vagas de Oficial.

As provas objetivas foram aplicadas no dia 28 de janeiro de 2024, nas cidades de Recife/Região Metropolitana, Caruaru e Petrolina.

Polícia Penal PE – concursos policiais PE

Em agosto deste ano, a governadora afirmou que todos os aprovados no edital 2022 do concurso Polícia Penal de Pernambuco vão ser convocados.

A declaração foi feita em resposta à queixa de que 632 aprovados aguardam nomeação a quase dois anos após a conclusão do curso de formação.

O certame abriu 200 vagas imediatas, além de oportunidades em cadastro de reserva. O curso de formação foi a segunda etapa da seleção.

Além disso, um novo edital está previsto no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. Isso porque, em outubro de 2022, a Lei Complementar nº 506 criou 4 mil cargos de policial penal do estado, sendo 3.500 vagas para o quadro masculino e 500 vagas para o quadro feminino.

No entanto, atualmente, apenas metade dos 4 mil cargos de policial penal criados estão ocupados, representando cerca de 50% de déficit.

O maior desconto do ano na sua assinatura

A data mais esperada do ano chegou! É a sua chance de garantir o acesso à plataforma que vai turbinar seus estudos para concursos públicos com um super desconto e condições que só aparecem uma vez.

🔥 OFERTA RELÂMPAGO: ATÉ 78% DE DESCONTO!
🔥 Vitalícia: a partir de 12x de R$ 104,90
🔥 Pagamento no PIX: 10% de Desconto Extra
🎁 BÔNUS EXCLUSIVO: 3 meses de Programa Passe!

Esta condição especial é válida por pouquíssimos dias e não se repetirá em nenhum outro lugar. Se você perder, só vai encontrar uma oportunidade assim no ano que vem, e provavelmente sem este preço incrível.

Invista no seu futuro sem pesar no seu bolso. Aproveite a Black Friday Direção Concursos e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
Concurso publico
concursos policiais
concursos policiais pe
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
PE
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.