Concursos Abertos Concursos 2020

Concursos: rotina de estudos, família e amigos. O que fazer?

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
25/03/2020, às 19:00 • 2 dias atrás


				<![CDATA[]]>

Os desafios para um concurseiro durante a quarentena vão além de se esforçar para aprender todo o conteúdo ou passar horas se dedicando a resolução de questões. Muitas vezes, os obstáculos estão dentro de casa. Como dedicar horas aos estudos para concursos se a família atrapalha? Se o filho exige atenção constante? Quando os amigos reclamam da ausência?

Essas questões sempre foram uma grande dificuldade. Para estudar em paz e lidar com as reclamações, alguns concurseiros optam por estudar em bibliotecas, alugar escritórios e salas de estudo, mas em tempos de pandemia do coronavírus isso torna-se impossível.

Entendemos que esse período de quarentena pode sim ser uma “oportunidade” para você intensificar ainda mais os estudos e, por isso, elencamos dicas valiosas que irão te ajudar a driblar as distrações, até mesmo quando vêm de quem você mais ama.

Diálogo

“Para conciliar família e estudo, a palavra-chave é equilíbrio”, explica o professor Mário Machado.

Segundo o professor, o meio-ponto não se encontra em se afastar totalmente da família nem se dedicar 200% à ela. “O grande desafio é conseguir um ponto de equilíbrio e isso só é alcançado testando caso a caso com muito diálogo”, aconselha.

O equilíbrio e o diálogo são pontos reforçados pelo professor Érick Alves. “A pessoa que está estudando para concurso tem que combinar com a família”, detalha. “Aí o estudo vai ser sagrado e a família toda vai estar unida nesse mesmo objetivo”.

Sem apoio

Mas e se nem a família ajuda? “Estudar por si só é difícil mesmo com todo mundo apoiando. Estudar com a família contra, com os amigos não apoiando, chamando o tempo para sair, fica mais difícil ainda”, conta o professor Arthur Lima.

Nesse caso, ele aconselha que é necessário “sentar e deixar claro para essas pessoas mais próximas que você está passando por um momento transitório”.

Que tal um panorama completo dos concursos 2020?

Se mesmo após o diálogo, a família e os amigos não apoiarem, o professor Arthur Lima sugere: fuja. “Se mesmo conversando, você ver que sua família não te dá sossego você tem que procurar um ambiente que te permita se isolar de todas”.

Para isso, o professor Érick Alves indica bons lugares separados, “algum lugar que aquela pessoa possa aproveitar o estudo”.

Em épocas de quarentena, muitas vezes o distanciamento dentro de casa é complicado, mas é necessário encontrar um ambiente que proporcione tranquilidade na hora do estudo.

Concursos e Transformação

Ao final, é uma verdadeira mudança de rotina que um concurseiro precisa enfrentar para ser bem sucedido. “Você vai ter que transformar sua rotina para estudar e as pessoas mais próximas precisam estar cientes disso. Se possível, apoiando”, conta o professor Victor Dalton.

O professor teve apoio da esposa quando começou a estudar. Transformaram a casa e a rotina para que ele fosse bem-sucedido. “Para que você também seja bem sucedido é necessário que não somente você se invista da responsabilidade de estudar, mas que as pessoas ao seu redor também te deem o apoio que você precisa”, relata.

Concursos: GPS – Virada Profissional!

Uma semana inteira GRATUITA dedicada a quem deseja iniciar uma nova profissão no setor público. Tudo o que você precisa saber sobre a escolha do cargo, preparação efetiva e uma série de aulas das matérias que mais são cobradas em concursos! De 31/3 a 6/4. Clique na imagem e participe:

virada profissional
Concursos: virada profissional

Vai perder esta oportunidade?

Conheça a assinatura ilimitada do Direção

como estudar com família pertubando como estudar com filhos como estudar e ser mãe como estudar para concursos como estudar sem apoio como estudar sem tempo como passar em concursos públicos concurseira e mãe concursos 2019

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO e marketing digital.