Concursos Abertos Concursos 2020

Dezembro: mês dos editais de concurso público

Maurício Miranda Sá Maurício Miranda Sá comentários
29/11/2019, às 11:17 • 2 semanas atrás

Pode parecer bobagem, mas dezembro é, historicamente, um mês “mágico” para o mundo dos concursos públicos.

Ano após ano, muitos concursos têm seus editais publicados no apagar das luzes. Nesta matéria, vamos apontar alguns concursos grandes que tiveram seus editais publicados em dezembro de vários anos.

Quer estudar para concursos com o Direção? Temos cursos para várias seleções, das mais diversas áreas. Acesse este link!

Antes, abaixo, veremos alguns concursos que ainda podem ter editais este ano:

  • TJ RJ: órgão vem dando indícios que pode ter edital publicado ainda em dezembro, com provas aplicadas em 2020, com 100 vagas;
  • PG DF: o edital da PGDF já está pronto e espera apenas a publicação. O contrato com o Cebraspe já foi divulgado e serão 100 vagas;
  • MP CE: o extrato com a Cebraspe foi publicado, o que indica que o edital deve sair em breve. São 29 oportunidades;
  • MP PA: a banca para o próximo concurso já foi escolhida – será a Cetap. O edital estava aguardado para novembro;
  • PC DF: o edital para Escrivão está confirmado para este ano, as provas devem ser aplicadas somente em 2020, com 600 vagas;
  • PC RJ: são 864 vagas autorizadas para diversos cargos. Algum destes cargos pode ter edital lançado ainda este ano;
  • TCE RJ: com o regulamento do edital já publicado até o final do ano, o edital pode ser publicado;
  • TCDF: a banca Cebraspe já foi definida e o próprio órgão já afirmou que pretende lançar edital ainda em 2019.

Quais editais já foram publicados em dezembro de anos anteriores?

Concurso INSS 2015

Para começar com “chave de ouro”, o INSS, um dos concursos mais esperados pelos concurseiros, teve seu último edital publicado em 22 de dezembro de 2015, ou seja, quando já estava desacreditado por grande parte dos estudantes. Foram ofertadas 950 vagas para Técnicos e Assistentes Sociais.

Concurso IBGE 2015

Outro concurso que saiu quando ninguém mais esperava foi o do IBGE em 2015. A data de publicação do edital foi em 28 de dezembro daquele ano, entre as festas de fim de ano. O cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas.

Concurso Senado Federal 2011

Um grande concurso da área legislativa também teve seu edital publicado em dezembro. Trata-se do concurso Senado de 2011, que abriu vagas em 2 de dezembro daquele ano, ofertando 79 oportunidades para diversos cargos.

Concurso STN 2012

A banca ESAF, em 27 de dezembro de 2012, tornou público o edital para a Secretaria do Tesouro Nacional – STN (órgão vinculado ao Ministério da Fazenda), para provimento de 255 vagas de Analista de Finanças e Controle.

Concurso TJ SP Interior 2017

No dia 19 de dezembro de 2017, o concurso para o Tribunal de Justiça de São Paulo, para o interior, teve edital publicado, para o provimento imediato de 235 vagas no órgão. Mais uma prova de que o final de ano pode trazer muitas surpresas no mundo dos concursos.

Concurso PC SP 2013

Você achava que concursos policiais não tinham editais publicados em dezembro? Enganou-se! A Polícia Civil do Estado de São Paulo, em 11 de dezembro de 2013, publicou edital de concurso, para provimento de 1384 vagas no cargo de Investigador de Polícia.

Concurso Banrisul 2018

Outra área contemplada com edital em dezembro foi a bancária. O concurso Banrisul teve edital publicado pela banca FAURGS para o provimento de 120 vagas em diversos cargos.

Concurso PRF 2018 *

Apesar de não ter sido publicado em dezembro, o concurso da Polícia Rodoviária Federal foi publicado em 28 de novembro de 2018, poucos dias antes. A banca responsável, Cespe, trouxe a oferta de 500 vagas, para provimento imediato no cargo de Policial Rodoviário Federal.


Diante de tantos indícios, não dá para deixar de acreditar que, em dezembro deste ano, alguns ou muitos editais estejam saindo do forno, não é mesmo?

concurso dezembro concursos públicos editais em dezembro edital de concurso em dezembro edital dezembro edital em dezembro mês de edital

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.