PUBLICIDADE

Concursos federais: Câmara aprova reestruturação salarial

Projeto aprovado pela Câmara segue para votação no Senado Federal

Por

Torgan Magalhães
Compartilhe esta notícia
Concurso Câmara dos Deputados

Boa notícia para quem deseja ingressar em um cargo público via concursos federais! A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21), o projeto que reestrutura carreiras e reajusta os vencimentos de servidores do Poder Executivo.

Com a aprovação, o texto segue para votação no Senado Federal. Ele foi enviado pelo governo federal em abril de 2025 e e tramitou em regime de urgência constitucional. Dentre os principais tópicos do texto, estão:

  • a criação as carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários;
  • reajuste dos salários de servidores e de empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal;
  • reajuste da remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo Federal;
  • transformação de cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança.

De acordo com o governo, de novas carreiras e as transformações de cargos não geram impacto no Orçamento, já que dependem de regulamentação específica por carreira ou órgão por meio de decreto. É importante destacar que as carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa estarão no Concurso Nacional Unificados, que é um dos principais concursos federais dos últimos anos.

Os impactos referentes aos reajustes e reestruturações de carreira contemplam 38 acordos fechados pelo governo com diversas categorias em 2024. Segundo o texto, as remunerações e salários dos servidores e empregados públicos federais terão reajuste salarial em duas etapas, a última em 1º de abril de 2026.

Milhões de concurseiros estudam, trabalham, são pais ou mães e tudo isso diminui seu tempo para estudar!

Você acredita que não tem tempo para estudar? Temos um material que vai te ajudar! E já te adiantamos: você TEM tempo para estudar.

Clique abaixo, e garanta seu e-book gratuito:

QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!

Concursos federais – INSS adere ao Concurso Nacional Unificado 2025

A realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado está confirmada para 2025 e a principal adesão ao certame foi do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)!

O MGI confirmou, neste 20 de maio, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à seleção e deve ofertar 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social. O cargo exige nível superior de formação e, até o momento, não há previsão de oferta de vagas para nível superior em qualquer área de formação. Serão contempladas oportunidades para, pelo menos, as seguintes especialidades:

  • Serviço Social
  • Psicologia
  • Terapia Ocupacional
  • Fisioterapia

Dessa forma, o número de órgãos participantes do CNU passou de 35 para 36 e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652. As oportunidades serão segmentadas em:

  • Vagas imediatas: 2.480
  • Vagas previstas para autorizações em cadastro reserva: 1.172
  • Total de vagas: 3.652

Resumo do CNU 2025

Cansado de buscar material de estudo de qualidade com um preço justo e não encontrar? Bem, sua hora chegou!

Nós aqui do Direção preparamos uma semana do trabalhador para que você dê o MAIOR salto na sua preparação pagando MENOS!

É a sua grande chance de transformar seus estudos pagando o menor preço possível.

Clique abaixo e não perca:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
CNU
cnu2025
Concurso publico
concursos federais
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
NACIONAL
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Formado em jornalismo pelo Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.