Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concursos Polícia Militar: restrição de gênero é inconstitucional

Concursos Polícia Militar: restrição de gênero é inconstitucional

O Superior Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (21), tornou inconstitucional a restrição de gênero de 10% ás candidatas mulheres para ingressar nos concursos da Polícia Militar!

Quer saber tudo sobre a área policial? Quer ficar por dentro das próximas oportunidades para a sua área de estudos? O ano promete diversas oportunidades em diferentes cargos da área Policial! Faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e participe da Operação Gavião. E ainda fique sabendo das novidades em primeira mão para a área Policial:

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DA OPERAÇÃO GAVIÃO NO TELEGRAM

Agora, todas as mulheres devem concorrer entre a totalidade das vagas disponíveis. Vale lembrar que a Procuradoria-Geral da República se manifestou em prol do fim de limite de vagas.

Com isso, três certames foram suspensos por conta das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), sendo eles, PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) e PM PA (Polícia Militar do Pará).

Abaixo, você confere a situação de cada um dos concursos Polícia Militar que foram suspensos pela ADI:

Concurso PMDF

Suspenso desde o mês de dezembro por conta da ADI n° 7433, o concurso PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) será retomado sem distinção de gênero entre as vagas, optando pela lista única.

A PGR definiu e homologou o documento assinado pelo relator Cristiano Zanin, que autoriza o prosseguimento do certame.

O concurso PMDF oferta 2.100 vagas para o cargo de Soldado.

Concurso PMERJ

O concurso PMERJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) está retomado, sem distinção de gênero, e com novo edital publicado! Acontece que, por conta da ADI 7483, que questionava o percentual de 10% às mulheres, o certame foi suspenso.

Além disso, o concurso teve suas provas anuladas por conta de uma operação realizada que resultou na prisão de 20 pessoas por suspeita de fraudar o certame e outros crimes. Uma nova banca será contratada para organizar as provas, já que o contrato com o IBADE foi rescindido, e publicará novo edital para as provas.

Importante lembrar que as inscrições não serão reabertas. São ofertadas 2.000 vagas para a carreira de Soldado.

Concurso PM PA

As provas objetivas do concurso PM PA (Polícia Militar do Pará) ainda seguem suspensas após a decisão do ministro Dias Toffoli!

O certame foi suspenso por conta da Ação Direta de Inconstitucionalidade 7486, por conta do limite de vagas destinadas às mulheres. Vale destacar que o caso já está concluso ao relator e segue aguardando a republicação do edital, que assegure a disputa das candidatas do sexo feminino o direito de concorrer à totalidade de vagas ofertadas.

O concurso oferta 4.400 vagas para os cargos de Soldado e Oficial.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Torgan Magalhães

Torgan Magalhães

Jornalista do Direção Concursos. Estudante do Ceub, com experiência nas áreas de redação e assessoria de imprensa.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.