Concursos Abertos Concursos 2021

Concursos públicos na região Sul: veja previsão de retomada as provas

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
04/08/2020, às 19:01 • 2 meses atrás

Os concursos públicos passaram por um período marcado de muita tensão para os concurseiros. Com diversas seleções suspensas ou prorrogadas, o desânimo pode ter atacado e muitos terem pensado em desistir.

A boa notícia é que os concursos públicos estão retornando ou estão com bons sinais que devem retornar.

Retomada dos concursos públicos: você está pronto?

Os concursos pararam, mas eles vão voltar. O retorno deve trazer uma quantidade considerável de provas em sequência. É bom que você esteja preparado!

Saiba como lidar com a nova realidade, caso ainda queira garantir uma vaga no serviço público em 2020 e 2021. Nos dias 9, 10 e 11 de Agosto, às 20h, o nosso time de especialistas vai te mostrar, em detalhes, tudo o que você precisa saber para enfrentar essa fase.

O primeiro indicativo, talvez o mais importante, é o retorno das atividades presenciais nas escolas e faculdades públicas. Afinal, as provas dos concursos públicos são realizados nestes locais.

Por isto, nesta matéria, o jornalismo do Direção Concursos reuniu as informações mais recentes sobre a retomada dos concursos públicos na região Sul.

Estão inclusas as previsões de volta às aulas presenciais e, também, o que algumas seleções nos estados já realizaram. Confira:

RIO GRANDE DO SUL

No Rio Grande do Sul, concursos públicos já iniciaram a retornar, com algumas medidas de seguranças e diversas exceções. É o caso do concurso da Prefeitura de Imbé (RS).

No caso desta seleção, as provas práticas, aplicadas para alguns cargos, foram remarcadas para setembro e outubro. No entanto, as provas objetivas permanecem suspensas.

Coincidência ou não, as aulas presenciais estão marcadas para voltar em setembro no estado do Rio Grande do Sul. Na capital Porto Alegre, porém, o retorno segue sem previsão.

Com dados do G1, perceba que o número de casos por dia no estado mostra uma ligeira queda. Para conferir mais dados, clique na imagem:

De acordo com o Mapa de Retorno das Atividades Educacionais, publicado no dia 2 de agosto, o estado do Rio Grande Sul estava na lista de regiões que planejavam o retorno das aulas presenciais.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou à Rádio Guaíba, que o retorno estava marcada para setembro.

No entanto, ele também afirmou que toda a situação vai depender da taxa de ocupação dos leitos de UTI.

A previsão era retornar em agosto, mas perceberam que não era viável. Decisão então foi postergada para setembro.

PARANÁ

No Paraná, a situação é similar ao do Rio Grande do Sul. O estado planeja retornar com as aulas presenciais em setembro.

O próprio governador, Ratinho Junior, já declarou que acha muito difícil as aulas retornarem antes de setembro.

Notícias mais recentes indicam que as aulas vão retornar em setembro com rodízio semanal com ensino remoto.

Na capital Curitiba, a Secretaria Municipal da Educação, através de um comitê específico de trabalho, prepara orientações que serão detalhadas numa instrução normativa para a volta às aulas presenciais nas unidades da rede municipal de ensino.

O gráfico do estado ainda mostra uma tendência de alta, como pode ser notado no gráfico abaixo (clique para mais informações):

O dia ainda não está definido, mas o retorno será de forma gradual, começando com os estudantes de classes mais velhos.

Até o 5º ano do ensino fundamental e na rede particular, as instituições podem escolher se manterão o ensino remoto ou não.

O estado do Paraná trouxe boas novidades nos concursos públicos, mesmo durante a epidemia. Dois certames foram publicados: o concurso PC PR e o concurso PM PR.

Ambos estão com as datas das provas objetivas suspensas, mas o concurso PM PR reabriu o prazo de inscrição. Ou seja, interessados podem se preparar para o cargo de Soldado, carreira que só exige nível médio.

SANTA CATARINA

Infelizmente, o estado de Santa Catarina não possui previsão de retorno às aulas presenciais. Além pandemia, o estado foi arrasado pelo ciclone bomba, que danificou escolas de diversos municípios.

Estima-se que mais de um terço das escolas foram prejudicadas pelo ciclone bomba.

A respeito da pandemia, um protocolo até foi elaborado para o retorno das aulas, com a determinação de uso de máscaras e distanciamento social.

No entanto, os casos de coronavírus voltaram a crescer no estado, impossibilitando o retorno das escolas. A capital Florianópolis segue a tendência do restante do território.

No gráfico abaixo, perceba a evolução dos casos (clique para ver mais dados do G1):

Com isso, o retorno atividades presenciais das escolas continuam sendo postergados. O que não impede que outros concursos sejam autorizados ou continuem em andamento.

Em junho, o concurso Casan foi autorizado para 20 vagas imediatas. Nos últimos concursos públicos, o órgão chamou muito mais aprovados que o número de vagas imediatas.

No entanto, outras seleções que já se movimentavam tiveram que pausar. Foi o caso do concurso TJ SC, que suspendeu o certame, e do TCE SC, que adiou a publicação do edital.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Concursos públicos da região ficar de olho

Quais concursos públicos podem ser esperados para a região Sul? A região Sul conta com diversas oportunidades, indo de diversas áreas, como tribunais, policiais e administrativas.

Veja abaixo uma breve seleção de alguns concursos públicos previstos para a região Sul:

CONCURSO TCE SC – apesar publicação do edital do certame para 40 vagas foi suspensa. Espera-se que, quando a situação normalizar, o concurso seja retomado. Todos os cargos exigem nível superior completo e remunerações são por volta até R$ 17 mil. Saiba mais detalhes aqui.

CONCURSO TJ SC – logo após o último dia possível de se inscrever no concurso TJ SC, o tribunal suspendeu o concurso público. Provas estavam previstas para 17 de maio e tribunal afirmou que não previsão de novo cronograma.

CONCURSO PM PR – as inscrições foram reabertas para quem tem interesse em se tornar policial. O edital PM PR traz duas mil vagas para o cargo de Soldado, que exige nível médio. Salários iniciais são por volta de R$ 4 mil, depois de formado. Saiba mais aqui.

CONCURSO TJ RS – concurso de tribunal bastante esperado, no entanto, não só a pandemia, mas mudanças dentro do estrutura do tribunal afetaram o andamento da seleção. No momento, a última atualização era que a banca Ibade tinha apresentado a melhor proposta para organizar a seleção. Próximo concurso será para Oficial de Justiça. Saiba mais.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concursos públicos 2
concursos públicos 1

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

concursos públicos concursos públicos região sul concursos públicos sul edital concursos públicos sul retomada dos concursos públicos retomada dos concursos públicos sul retorno dos concursos públicos

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.