Logo Direção Concursos
Pesquisa

TRF 6: PL de criação é entregue ao Congresso pelo presidente do STJ

TRF 6: PL de criação é entregue ao Congresso pelo presidente do STJ

Mais um passo decisivo rumo à criação do TRF 6. O Projeto de Lei que deseja “dar vida” ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região foi entregue na Câmara dos Deputados pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha.

A proposta prevê um desmembramento do TRF 1, responsável por 14 estados brasileiros, equivalente a 80% do território nacional. A carga de trabalho é 260% superior em relação aos demais TRFs.

Confira nossos cursos para o TRF 3 com 30% OFF até 18/11

O novo órgão seria composto por 18 desembargadores federais. A proposta foi construída, nas palavras de Noronha, tendo como base a realocação de magistrados, servidores, contratos e imóveis.

Ainda não há previsão de realização de concurso público para ingresso na Casa. O TRF 6 funcionaria em Minas Gerais, compartilhando estrutura administrativa já existente. A assessoria diz, ao Correio Braziliense, que não haverá chamamento de aprovados do último concurso do TRF-1 para tanto.

Porém, é importante lembrar que, em algum momento, o concurso TRF 6 passará a entrar no radar dos concurseiros, dado que o ingresso em órgãos deste tipo sempre se dará via certame público.

O STJ informou que o quadro de pessoal do TRF 6 será composto 377 cargos, sendo 199 analistas, 168 técnicos e 10 auxiliares.

“O novo TRF nasce com a proposta de ser 100% eletrônico. Assim, será possível trabalhar com um número de funcionários consideravelmente menor. Também serão implementadas estruturas administrativas enxutas, com maior integração entre as equipes. Nenhum centavo será acrescido ao orçamento geral da Justiça Federal,” explicou o presidente do STJ.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.