Logo Direção Concursos
Pesquisa

Desistir dos TRTs e partir para os TRFs?

Desistir dos TRTs e partir para os TRFs?

O ano de 2018 começou repleto de concursos de Tribunais do Trabalho. Foram realizadas provas para o TRT 1 (RJ), TRT 2 (SP Capital), TRT 15 (SP interior) e TRT 6 (PE). Para o segundo semestre de 2018, eram esperados vários outros editais de TRTs: Bahia, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal.

Entretanto, a realidade atual é que os TRTs estão postergando a realização de concursos públicos por questões orçamentárias. Mesmo o TRT/PR, que formou comissão em 2019, já anunciou que vai deixar para 2020 a publicação do edital.

Neste cenário, vale a pena continuar estudando para TRTs? Ou vale a pena migrar para os TRFs que, no momento, possuem 2 concursos bem aquecidos (TRF3 e TRF4)?

É sobre isso que vamos conversar.

Ponto 1: a remuneração é a mesma

Não custa lembrar que a lei que define os cargos do Poder Judiciário Federal é única. Assim, o Técnico do TRF ganha o mesmo que o técnico do TRT. A mesma coisa vale para o Analista.

A remuneração inicial de Técnico (nível médio) pode girar em torno de R$9.000, quando considerados os benefícios e adicionais. Já a do Analista pode partir de quase R$14.000 por mês.

Ponto 2: similaridade entre bancas

Os concursos de TRTs são dominados pela banca FCC. Foi o caso do TRT2, TRT15 e TRT/PE, que ocorreram em 2018. Também é o caso dos TRTs mais esperados, como TRT/GO, TRT/BA, TRT/PR, que foram organizados pela banca FCC. O Cespe também foi responsável por alguns TRTs importantes, como DF e ES.

Da mesma forma, os concursos de TRFs costumam ficar nas mãos destas bancas. Os últimos editais do TRF3, TRF4 e TRF5 foram da banca FCC. O TRF1 foi organizado pelo Cespe e o TRF2 pela banca Consulplan.

Portanto, quem estuda para TRTs já está acostumado a enfrentar as bancas dos concursos de TRFs.

Ponto 3: aproveitamento de disciplinas

Ao comparar editais de TRTs e TRFs, fica evidente a existência de várias matérias em comum – embora também fique clara a presença de matérias específicas de cada área. Veja abaixo uma comparação entre o edital de TJAA do TRF4 com o último edital de TJAA do TRT/PR, ambos da banca FCC:

Perceba em vermelho quais são as matérias comuns aos dois editais. Bastante coisa, não? Já consideramos a disciplina sobre Direitos das Pessoas c/ Deficiência, pois esta é obrigatória desde 2016 em todos os concursos do Poder Judiciário.

Veja ainda uma comparação entre os editais de AJAJ do TRF4 com o de AJAJ do TRT/PR:

A tabela demonstra que, das 9 matérias cobradas no TRT/PR, 7 são aproveitadas na preparação para o TRF4!

Ponto 4: os concursos de TRF estão MUITO quentes

Enquanto faltam boas notícias sobre concursos de TRTs, sobram boas notícias nos Tribunais Regionais Federais.

O TRF4 (RS, SC e PR) formou comissão em Abril/2019 e autorizou o concurso no mesmo mês. A banca deve ser divulgada ainda em Maio.

Notícia COMPLETA – concurso TRF4

Já o TRF3 (SP e MS) manifestou interesse em realizar concurso neste ano. O seu concurso está vencido há quase um ano, e o órgão tem mais de 400 cargos vagos. Além disso, o TRF3 obteve autorização para nomear 69 servidores ainda em 2019, além das nomeações que podem ser feitas sem gerar gastos adicionais (quando um servidor pede exoneração, por exemplo), o que viabiliza a realização de um concurso.

Notícia COMPLETA – concurso TRF3

Ponto 5: aproveitamento de lista

Talvez o seu sonho seja realmente atuar na área trabalhista. Neste caso, vale lembrar que, em caso de aprovação no concurso do TRF3 ou TRF4, ainda há alguma chance de você ir parar em um TRT. Isto porque estes órgãos costumam aproveitar servidores da lista de aprovados dos outros. Portanto, é possível que você seja aprovado no TRF4 e acabe indo trabalhar no TRT/RS ou TRT/PR, por exemplo.

E aí, você vai continuar estudando para TRTs ou vai migrar para os TRFs?

Caso você pretenda estudar para os TRFs, recomendamos que você conheça os pacotes completos combinando TRF3 + TRF4 em uma mesma preparação! Estes pacotes tem garantia de atualização até o dia de cada uma das duas provas – ainda que entrem/saiam matérias ou haja mudança de banca, você terá em mãos um material totalmente atualizado! Conheça:

Técnico TRF3 + TRF4 – pacote c/ garantia de atualização até as provas

Analista TRF3 + TRF4 – pacote c/ garantia de atualização até as provas

Conheça os pacotes isolados para cada concurso:

Pacotes para o TRF3 (c/ garantia de atualização)

Pacotes para o TRF4 (c/ garantia de atualização)

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

Arthur Lima

Arthur Lima

Professor em cursos para concurso há mais de 7 anos. Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e aprovado nos concursos de Auditor e Analista da Receita Federal. No Direção Concursos é responsável pelas disciplinas de Raciocínio Lógico, Matemática, Matemática Financeira e Estatística, e é um dos coordenadores do site.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.