Maria Eduarda Prado • 19/08/2022
Qual será a hora certa de começar a estudar? Em qual momento o concurso público deve se tornar prioridade na sua vida? Será que já estou muito velho para começar? Esses questionamentos são comuns na vida do concurseiro. Fugindo das respostas mais comuns e buscando desafios aos 51 anos, Herman Traebert foi aprovado no concurso TCU, no que foi uma das provas mais difíceis de todos os tempos.
Depois de duas graduações e um mestrado, Herman quis buscar algo diferente para sua vida e de sua família. Por isso, ele resolveu dar uma guinada na vida e se dedicar aos estudos. A aprovação no TCU (Tribunal de Contas da União) é a cereja do bolo de uma história inspiradora.
Herman é engenheiro mecânico e trabalhou em uma montadora de carros por 20 anos. O aprovado tem esposa e dois filhos, além de já ter morado em dois países.
Aos 41 anos, entrou na faculdade federal e cursou Direito. Durante seu terceiro ano de faculdade, planejou-se para largar o emprego e estudar para concurso público. O caminho não foi simples, mas as dificuldades não impediram o sonho de Herman.
O tempo foi passando e após ser aprovado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ele resolveu continuar com o pique nos estudos e realmente se dedicar aos concursos.
Herman fez o concurso TRF 4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o concurso Sefaz DF (Secretaria da Fazenda do Distrito Federal) e o concurso TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal), mas nada de ser aprovado.
A pandemia trouxe outros obstáculos. Muitos concursos de diversas áreas foram suspensos e Herman decidiu que voltaria a trabalhar. Mesmo assim, ele não deixou de confiar na sua preparação. As vitórias apareceram com as aprovações no TCU e na CGU.
Quer saber a história no detalhe? Leia as perguntas e veja o vídeo, na íntegra, ao fim da matéria.
O meu planejamento era uma planilha Excel. Eu colocava as matérias e a quantidade de PDFs correspondentes na planilha e ia estudando. Na época que es estava desempregado, eu tinha uma meta de estudar de dois a três PDFs por dia. Geralmente eu ia de 8h à meio dia, dava uma folga até às 13:30, voltava a estudar até as 16:30, tomava um café, estudava das 17h até umas 19:30, jantava e por fim via uma videoaula. Fazia revisão uma vez por semana com os resuminhos que eu fazia. Quando eu estava trabalhando, eu chegava em casa às 17h e começava a estudar até umas 20h e via a videoaula. Eu fazia por 40, 50 questões por dia, muito raro fazer 100.
Eu conheci através do Youtube, procurando aulas. As aulas que me chamaram atenção foram as do prof. Erick Alves e do prof Marcel Guimarães e eles me motivaram a fazer a Assinatura. Depois que eu assinei com o Direção eu não baixei mais PDF convencionais eu usava só o de vocês. O PDF 2.0 é mais rápido, eu conseguia fazer mais rápido.
É difícil dizer uma técnica que funciona, mas o principal é a gente acreditar! A gente tem que acreditar, por mais as vezes que uns indicadores sejam desfavoráveis. Quanto mais a gente estuda e tem reprovações, mais próximos do nosso objetivo está. Se a pessoa está realmente determinada ela vai até o fim.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais de 100 mil vagas estão disponíveis em concursos públicos (mesmo para quem nunca estudou para um edital).
O Direção Concursos oferece o melhor material do mercado e um time qualificado de professores para você partir do zero à aprovação em um emprego para a vida toda!
Clique no botão abaixo e garanta as melhores condições para sua preparação!
Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.