Logo Direção Concursos
Pesquisa

Enem 2020: Justiça nega pedido para adiar provas

Enem 2020: Justiça nega pedido para adiar provas

A Justiça de São Paulo negou pedido para que o Enem 2020 fosse adiado. Segundo decisão, em casos de cidades com elevados riscos de contaminação, é responsabilidade das autoridades locais impedirem a realização das provas.

Com isso, os 5,78 milhões de candidatos inscritos realizarão as provas nos dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa). Em casos de cidades que tiverem as provas impedidas de serem realizadas, o Inep deve marcar nova data.

Ao todo, são 14 mil locais de provas e 205 mil salas em todo o país. Em relação aos estados, o com maior quantidade de candidatos inscritos é São Paulo com 910.482 inscritos.

Em seguida, seguem Minas Gerais, com 577.227, e Bahia, com 446.978 candidatos inscritos.

Segundo decisão da Justiça, a situação da pandemia “pode ser mais ou menos grave do que em outra cidade”, cabendo a decisão de adiar as provas para as autoridades sanitárias locais.

Além disso, decisão cita cuidados dos candidatos para minimizar possíveis contágios e que as medidas tomadas pelo Inep são adequadas.

O pedido para adiamento do Enem foi realizado no dia 7 de janeiro em ação conjunta com a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e as entidades da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Educafro.

Órgãos aguardam Enem 2020 para tomar decisão sobre concursos

O Enem 2020 será um marco para alguns órgãos públicos que aguardam o momento ideal para o retorno dos concursos públicos.

Um deles é o concurso PCDF, que o Delegado-Geral da instituição já deu sinais de que usará a experiência do Enem para o retorno da seleção.

Começou quando o delegado, Robson Cândido, afirmou nas redes sociais que, se tudo ocorrer bem, irão remarcar a prova do concurso PCDF o mais breve possível.

A foto que usou na postagem foi de uma notícia que dizia que o Inep tinha condições de manter a realização do Enem 2020.

Já em postagem mais recente, o delegado publicou outra foto de uma notícia sobre o Enem 2020, cujo título era sobre como a Justiça havia negado pedido para adiar provas. Na legenda, delegado escreveu: “Acompanho de perto!!!”.

Segundo o secretário de Justiça, a projeção é de que o concurso PCDF – tanto para Escrivão quanto para Agente – sejam retomados a partir de maio.

O primeiro edital da Polícia Civil do DF foi publicado no final de 2019 com vagas para Escrivão, com provas marcadas para março daquele ano. Já o edital de Agente foi publicado em 2020, com previsão de provas para agosto.

curso concurso polícia civil do distrito federal e mais

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre essa carreira? O Direção Concursos preparou um grupo no telegram com as principais notícias voltadas para a área policial. Clique aqui e participe!

Concursos públicos suspensos

Além do concurso PCDF, há outras seleções suspensas pelo país que aguardam o momento mais oportuno para retornarem. Veja abaixo um breve panorama de alguns certames:

CONCURSO TJ RJ: Concurso público foi suspenso e próprio presidente desembargador do tribunal já confirmou que inscrições serão reabertas. Ao todo, são 160 vagas distribuídas entre Técnico e Analista Judiciário. Saiba mais aqui.

CONCURSO TCM SP: Outro concurso público que deve reabrir as inscrições da seleção. São 12 vagas imediatas distribuídas entre cargos de nível médio e superior. Salários iniciais vão de R$ 10 mil até R$ 19 mil. Clique aqui para saber mais.

CONCURSO TJ SC: Diferente das seleções acima, não há previsão de reabertura de inscrições. Seleção foi suspensa logo após último dia possível para se candidatar. Edital ofereceu 2 vagas imediatas e chance no Cadastro de Reserva.

CONCURSO PG DF: Como a seleção acima, não há previsão de reabertura de inscrições. Segundo órgão, seleção será retomada na época em que parou, ou seja, na fase de realização de provas.

Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.