Logo Direção Concursos
Pesquisa

ESAF (atual ENAP) pode retomar concurso da Receita Federal?

ESAF (atual ENAP) pode retomar concurso da Receita Federal?

A equipe de jornalismo entrou em contato com a ENAP, que incorporou a ESAF, e obteve uma notícia importante para os interessados no Concurso Receita Federal: existem estudos internos para que a escola dê continuidade na organização dos concursos públicos! Entenda tudo ao longo desta notícia.

Para aqueles que ainda não sabem, a rigor a Escola de Administração Fazendária (ESAF) não existe mais. Isto porque a ESAF foi incorporada pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A incorporação ocorreu por meio da medida provisória (MP) 870/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em 1º de janeiro de 2019. Esta MP reorganizou os ministérios, criando o Ministério da Economia, que incorporou diversos outros.

No final de 2018 a ESAF havia publicado uma resolução informando que a Escola não realizaria mais as primeiras etapas dos concursos públicos (aplicação de provas objetivas e discursivas). Ela passaria a cuidar apenas das etapas seguintes, como o curso de formação. Além disso, a ESAF pretendia assessorar os órgãos públicos (como a Receita Federal) no processo de escolha da banca organizadora de seus concursos.

Em contato com a ENAP, a equipe de jornalismo do Direção Concursos obteve uma resposta interessante, embora não tão incisiva. Ao ser questionada se havia planos de a ENAP assumir a organização do concurso público, a Escola informou que está realizando estudo de viabilidade para decidir sobre a continuidade da oferta de realização de concursos, mantendo a tradição da ESAF.

Confira abaixo:

Veja todos os detalhes aqui!

Material de estudos para a Receita Federal

Você já viu que a realização do novo concurso está caminhando a passos largos, então, para concorrer de forma justa e competitiva é necessário ter um material completo e acessível.

Por isso o Direção Concursos preparou um material de estudos completo para o novo edital da Receita Federal o conteúdo disponibilizado conta com material para os cargos de Auditor e Analista. Clique na imagem abaixo e confira:

senado e mais

Resumo e situação do concurso

  • Situação: solicitado
  • Vagas: 699 solicitadas
  • Remuneração inicial: Analista Tributário: R$ 12.142,39 (jan/2019, sem bônus); Auditor Fiscal: R$ 21.029,09 (jan/2019, sem bônus).
  • Banca: não definida
  • Escolaridade: Ensino Superior
  • Cargo: auditor fiscal federal e analista
  • Link do último edital
  • Cupom RFB30: 30%OFF até 23/4/2021

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho.

concurso mp am e mais

O Direção Concursos também preparou um grupo no Telegram com as principais notícias voltadas para a área fiscal. Clique aqui e participe!

Concursos 2019Concursos AbertosNoticiaanalista receita federalauditor receita federalconcurso receita federalENAPESAF
Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.