Concursos Abertos Concursos 2021

Governo Federal volta a falar sobre reajuste a servidores em 2022

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
04/08/2020, às 16:20 • 2 meses atrás

Em entrevista ao CB Poder nesta terça-feira (4/8), o secretário de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, reforçou falas recentes do presidente Bolsonaro sobre reajuste aos servidores em 2022.

Durante a entrevista, o secretário explicou que os reajustes só seriam possíveis em 2022, devido a suspensão do reajuste nos salários até o final de 2021.

Além disso, Lenhart esclareceu que é preciso avaliar diversos pontos para conferir se o reajuste se encaixa. Entre eles, a questão orçamentária – que foi bastante afetada pela pandemia.

Apesar de o governo ter cautela para não ultrapassar o teto de gastos e a dívida pública, o secretário reforçou que o reajuste será conversado e debatido com as categorias.

No momento, a maior demanda de reajuste é no “carreirão”, que engloba mais de 80% do funcionalismo federal. Carreiras de elite passaram por reajustes em 2019, enquanto outras áreas não tiveram reajustes desde 2016.

Bolsonaro realizou fala semelhante sobre reajuste

A fala do secretário vai de encontro ao que o presidente Jair Bolsonaro afirmou que concederá aumento salarial aos servidores até o final de 2022.

A informação, inclusive, foi confirmada pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, em videoconferência com servidores.

O desejo do ministro, de acordo com ele próprio, era de conceder reajuste antes de terminar o mandato.

“Eu queria dar um aumento salarial para os servidores antes de terminar meu mandato, no meu mandato eles não tiveram nenhum aumento”, afirmou.

Lembrando que o congelamento salarial está vigente até o final de 2021, de acordo com a Lei Complementar nº 173/2020. A lei determinou veto aos reajustes salariais devido à situação de calamidade pública causada pelo coronavírus.

Além do reajuste: e os concursos públicos?

Além do reajuste, o secretário Wagner Lenhart falou sobre a previsão de concursos públicos. De acordo com o secretário, novas seleções serão realizadas somente para áreas essenciais e que cumprirem as determinações da LC 173/2020.

A lei complementar determina que novos concursos públicos só podem ser realizados para preencher vacâncias de cargos efetivos causadas por aposentadorias, exonerações, demissões e entre outros.

Na prática, muitos órgãos estariam aptos para realizar concursos públicos. Atualmente, diversos órgãos já realizavam seleções para preencher vacâncias decorridas destas razões e, ainda assim, continuam com uma alta quantidade de cargos vagos.

Quer saber quais concursos públicos estão previstos para 2021? Confira abaixo as oportunidades:

CONCURSO 2021: JÁ SÃO MAIS DE 100 EDITAIS ESPERADOS!

Concursos públicos federais esperados

Como dito pelo secretário, concursos públicos serão realizados para áreas essenciais. E, com isso, muitas seleções estão previstas para este e para o próximo ano.

Veja abaixo um breve apanhado dos concursos públicos federais:

CONCURSO SENADO – O edital com 40 vagas imediatas segue previsto para os próximos meses. Na última semana de julho foi divulgado o projeto básico do concurso com todos os detalhes das provas e etapas. Saiba mais aqui.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

CONCURSO PRF – O órgão informou que foram requisitadas 2.634 vagas para Policial Rodoviário Federal. A proposta da PRF é realizar três turmas a serem formadas em 2021 e 2022, com provimento de cargos a partir de 2022. Tudo sobre o concurso aqui.

CONCURSO POLÍCIA FEDERAL – de acordo com o Ministro da Justiça e Cidadania, André Mendonça, um novo concurso com pelo menos 2 mil vagas já está sendo estudado pelo governo. Saiba mais sobre a seleção.

CONCURSO IBAMA – o novo concurso Ibama já está em estudos pelo governo federal. O Ibama já encaminhou ao Ministério da Economia, assim como diversos órgãos federais, a solicitação do preenchimento de 2.311 vagas em seu quadro de pessoal. Mais detalhes aqui.

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

reajuste dos servidores 1
reajuste dos servidores 2

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

concursos públicos executivo concursos públicos federais concursos públicos federal reajuste salarial reajuste salarial servidores reajuste servidores reajuste servidores federais 2020 servidores governo federal veto reajuste servidores

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.