Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Banco do Brasil: o que você precisa saber antes de se inscrever?

Concurso Banco do Brasil: o que você precisa saber antes de se inscrever?

Candidatos ao concurso Banco do Brasil ganharam um novo prazo para efetuarem a inscrição no certame que oferece, no total, 4.480 vagas para candidatos de nível médio.

O prazo se estendeu até o dia 7 de agosto de 2021, no site da empresa Cesgranio, organizadora do certame. O valor da taxa de participação é apenas R$ 38,00.

Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva e discursiva na data provável do dia 26 de setembro. A remuneração inicial é de R $3.022,37. 

O edital é com toda certeza uma excelente oportunidade, no entanto, antes de efetuar a inscrição é importante se atentar às principais informações sobre o concurso.

Navegando pelo índice abaixo, você confere as principais informações do concurso Banco do Brasil:

Concurso Banco do Brasil: quais são os requisitos para a posse?

De acordo com o edital do concurso Banco do Brasil, publicado no dia 24 de junho de 2021, os requisitos básicos e específicos para ingressar na instituição são:

  • Ter sido aprovado(a) em todas as etapas do certame.
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado(a) pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.
  • Estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro do sexo masculino.
  • Ter, na data de admissão, idade mínima de dezoito anos completos.
  • Ser aprovado(a) nesta Seleção Externa e possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo conforme estabelecido no subitem 2.1.3 deste Edital. Não será considerado como curso concluído o período de recuperação ou de dependência.
    • Requisito Básico: certificado de conclusão ou diploma de curso de nível médio expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
  • Possuir aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Não estar em exercício remunerado de qualquer cargo, função ou emprego público em quaisquer dos órgãos da Administração Pública direta ou indireta, bem como não receber proventos de aposentadoria que não sejam acumuláveis quando em atividade, ressalvadas as hipóteses legais de acumulação.
  • Aderir e se comprometer a cumprir o Código de Ética e Normas de Conduta do BANCO DO BRASIL S.A. e os demais regulamentos da Empresa.
  • Cumprir as determinações do Edital do concurso Banco do Brasil.

Veja maiores detalhes aqui!

Onde você poderá trabalhar e fazer a prova do concurso Banco do Brasil?

As oportunidades se dividem entre diversos estados do Brasil e o Distrito Federal. Neste edital, a carreira de escriturário recebeu novas especialidades e a distribuição das vagas será feita conforme abaixo:

O novo edital cita ainda que cargo de Escriturário possui agora nomenclaturas específicas, que variam de acordo com a unidade em que o Escriturário está lotado, tais como: 

  • Agente Comercial
  • Agente de Tecnologia
  • Agente Jurídico
  • Agente de Atendimento
  • Agente de Segurança Institucional
  • Agente de Agronegócios
  • Agente de Marketing e Comunicação
  • Agente de Investimento 
  • Agente de Ouvidoria Externa.

As provas, assim como as lotações, se dividem entre 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Você pode conferir a divisão exata clicando aqui!

O que é micro e macrorregião?

Consultamos alguns de nossos especialistas para tirar de uma vez por todas essa dúvida, e te ajudar na hora da inscrição. 

Segundo o dicionário, microrregião é uma parte ou divisão menor de uma região geográfica natural. É importante frisar que nem sempre são municípios, e sim zonas. 

Todo candidato pode escolher a microrregião na hora da inscrição do concurso. Ele preferencialmente será chamado para esta micro na hora da convocação no concurso Banco do Brasil. 

Preferencialmente pois o candidato pode ser chamado para outra microrregião dentro da macrorregião. 

Explicando melhor: macrorregião é uma subdivisão que abrange várias micros. Você pode conferir maiores detalhes aqui!

Qual o salário do cargo de escriturário?

De acordo com o edital, o salário inicial do cargo é de R$ 3.022,37 por jornada de trabalho de 30 horas semanais, mais os seguintes benefícios: 

  • participação nos lucros ou resultados
  • vale-transporte 
  • auxílio-creche
  • ajuda alimentação/refeição 
  • auxílio a filho com deficiência
  • previdência complementar
  • acesso a programas de educação e capacitação
  • possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

No entanto, a remuneração é muito maior do que a expressa no edital. Você pode conferir detalhes aqui!

Posso participar do concurso Banco do Brasil com o “nome sujo”?

No entanto, muitos interessados se encontram na situação de estarem com os CPFs no Serasa ou com dívidas pendentes. Por isso, muitos se preocupam: quem tem nome sujo pode ser eliminado no concurso Banco do Brasil?

De forma bem resumida: não. O nome sujo não te impede de tomar posse ou trabalhar no cargo em que foi aprovado no concurso público.

Primeiro ponto é que não há no edital nenhum ponto específico a respeito de restrições sobre o nome sujo e tomar posse. Além disso, já é um entendimento pacificado que nome sujo não impede as nomeações.

“Não te elimina. Você vai entrar com nome sujo e isso não é um empecilho. Temos decisões da Justiça Federal, STF, que pacificaram isso”, explica o especialista em concursos bancários Beto Fernandes.

Veja maiores detalhes aqui!

Veja maiores detalhes do edital aqui!

Material de estudos para o Banco do Brasil

O Direção Concursos já tem o material completo para o cargo de escriturário do concurso Banco do Brasil. Clique na imagem abaixo e garanta sua preparação:

Pacote completo Agente Comercial

cursos para concurso Inés

Pacote completo Agente de Tecnologia

cursos para concurso Inés

Concurso Banco do Brasil: aulão de véspera presencial

O Direção Concursos vai estar com você até a véspera da sua prova! No dia 25 de setembro teremos um encontro PRESENCIAL (respeitando todas as normas sanitárias) para a revisão geral do edital.

Atenção: as vagas são limitadas, então é importante que você adquira o seu lugar com antecedência. Para garantir a sua participação, basta clicar aqui!

Resumo 

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

concursos publicos
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.