Apesar de o número de inscritos entre os anos terem sido muito próximos, é bom frisar que o comum é termos um aumento substancial de concorrentes ao longo dos anos.
No edital publicado em 2013, o número de inscritos foi de 92.892, superando em 789 o número de inscritos deste ano (2019), que foi de 92.103, número esse bem abaixo do que era esperado pelo órgão.
Vale informar que, apesar no menor número de inscritos no geral (considerando as duas praças) em São Paulo, o número aumentou em 140, mas em 2013 não tivemos reservas para cotistas.
Outra informação importante é que o TRF 4, apesar de contemplar mais estados, tem demanda bem menor que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF 3).
Em 2019, o concurso TRF 4 teve 191.634 inscritos. Quase 100.000 candidatos a mais que no próximo concurso TRF 3.
No edital de 2013, os principais cargos que estarão e disputa no presente edital foram:
Já em 2019, os cargos referidos acima tivera a seguinte demanda:
Lembrando que, apenas na ampla para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária, o número de inscritos foi de 26.757.
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.