Logo Direção Concursos
Pesquisa

O primeiro concurso público do país: conheça a história

O primeiro concurso público do país: conheça a história

O ano era 1937 e mais de 5 mil candidatos participavam do que seria conhecido posteriormente como o primeiro concurso público do país. Válido para todo o território nacional, os concurseiros daquela época concorriam para vagas no IAPI, Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários. O concurso teve semelhanças e diferenças comparadas com as seleções mais atuais e você saberá os principais pontos nesta matéria.

Agora, caso queria entender mais sobre a evolução dos concursos públicos, você precisa participar do nosso evento abaixo:


Concursos de cabeça para baixo

O Direção e o QConcursos vão VIRAR DE CABEÇA PARA BAIXO o mundo dos concursos. Será uma oportunidade única de ter acesso a materiais de altíssima qualidade de uma forma nunca antes oferecida! Além disso, haverá sorteio de 30 assinaturas ilimitadas! Para participar, inscreva-se clicando no banner abaixo:


O IAPI foi o órgão precursor dos concursos públicos no país. Em meio ao Estado Novo, o instituto teve a ideia de preencher o quadro de pessoal por meio de critérios técnicos, para garantir a eficiência dos serviços. E não era a toa a razão: o instituto atendia a mais de 1 milhão de associados.

E se ele foi o primeiro concurso público, como os servidores eram contratados naquele tempo? O recrutamento de funcionários públicos se dava, na época, por meio de indicação de lideranças políticas.

Foi o IAPI quem primeiro teve a ideia de realizar uma seleção que preencheria as vagas seguindo a classificação dos candidatos no concurso. O primeiro colocado foi nomeado como Chefe do Gabinete do Presidente do instituto.

Os candidatos passaram por um exame psicotécnico e uma prova escrita. Na etapa escrita, foram cobrados os conteúdo de português, matemática, previdência social e legislação do trabalho.

Diz-se que o processo seletivo do IAPI foi um sucesso e serviu de referência para as seleções adotadas nos anos posteriores pelo Dasp (Departamento Administrativo de Serviço Público), órgão responsável, entrou outros pontos, pela gestão de recursos humanos do governo federal.

No entanto, debate-se se este concurso público de fato existiu. Historiadores divergem em alguns pontos.

concurso público cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

E hoje? Como funcionam os concursos públicos?

Atualmente, ser aprovado em um concurso público é um sonho de muitos candidatos, especialmente ao levar em consideração os pontos positivos: estabilidade, salários acima da média e a possibilidade de realizar uma função de relevância para a sociedade.

Hoje, há carreiras que oferecem salários iniciais de até R$ 10 mil. Os processos de realização de um certame são burocráticos, envolvem: formação de um grupo de servidores para acompanhar os procedimentos, procedimento para contratar uma empresa organizadora e elaboração de um edital detalhando todos os pontos principais da seleção.

De maneira geral, todos podem fazer concursos públicos, basta estar atento aos requisitos mínimos exigidos pelos órgãos e descritos no edital. Há seleções que exigem pontos específicos dos candidatos, como idade, nível de escolaridade mínimo e altura.

Além disso, concursos públicos abrangem diversas áreas, possuindo um diverso leque para quem tiver interesse. Há vagas para carreiras administrativas, policiais, fiscais, de controle, no poder judiciário ou legislativo.

Quer mais motivos para entrar no mundo dos concursos públicos? Clique aqui e confira esta notícia que a equipe de jornalismo elaborou.

Porém, não basta querer, é preciso se dedicar. A concorrência destes editais é elevada e o nível de conhecimento exigido é rígido. Por isso, uma boa preparação envolve bons materiais.

E a Assinatura Ilimitada traz uma ótima preparação para concursos públicos. Clique abaixo e confira todas as vantagens:

concurso público 3
Materiais do Direção + questões do QConcursos!
concurso público 2
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.