Concursos Abertos Concursos 2021

Paulo Guedes é condenado por comparar servidores a “parasitas”

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
18/09/2020, às 13:51 • 1 mês atrás

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi condenado por fala em fevereiro deste ano, quando comparou servidores públicos a parasitas. Decisão foi tomada em primeira instância pela juíza federal da 4ª Vara, Cláudia da Costa Tourinho Scarpa.

Paulo Guedes foi condenada a pagar R$ 50 mil em indenização ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA).

A fala foi proferida em palestra em fevereiro deste ano, quando Guedes comentou sobre as reformas administrativas pretendidas pelo governo.

No evento, o ministro se posicionou contra o reajuste dos salários dos servidores públicos, afirmando que eles já possuíam benefícios como a estabilidade e uma aposentadoria generosa.

“O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, disse o ministro Paulo Guedes no evento.

Com a fala, o Sindipol-BA entrou com ação de reparação por dano moral coletivo contra Guedes em maio. Na decisão, a juíza considerou que houve um insulto por parte do ministro.

A decisão determinou a indenização “em virtude de violação aos direitos de personalidade dos integrantes da categoria profissional representada por este ente sindical, por meio dos seus pronunciamentos”.

O valor, de acordo com o Sindipol-BA, será doado a hospitais geridos por organizações sem fins lucrativos de Salvador. No entanto, sentença ainda cabe recurso.

Paulo Guedes defende meritocracia e salários mais altos para alta administração

Já em eventos mais recentes, outras falas do ministro Paulo Guedes são alvos de polêmicas.

Atualmente, em eventos sobre a Reforma Administrativa, o ministro da Economia se mostrou à favor da meritocracia e de salários mais altos para a alta administração brasileira.

Em debates virtuais, o ministro declarou que os salários da alta administração são muito baixos em comparação com a iniciativa privada.

Eu acho um absurdo os salários da alta administração brasileira. Eu acho que são muito baixos”, declarou o ministro. O motivo seria para “preservar pessoas de qualidade no serviço público”.

Já em outro evento, ele explicou melhor o ponto de vista. O ministro Paulo Guedes declarou que, mesmo que os salários do serviço público sejam maiores que da iniciativa privada, os funcionários do alto escalão têm uma remuneração menor em relação ao setor privado.

Paulo Guedes utilizou como exemplo o ex-secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, que saiu do governo para “ganhar múltiplos e múltiplos do salário que ganhava aqui”.

Concursos Públicos para ficar de olho

Enquanto a Reforma Administrativa continua em trâmite na Câmara dos Deputados, diversos concursos públicos estão previstos para 2021. Confira abaixo:

CONCURSO MPU

Um novo concurso MPU permanece como plano da gestão atual, mas o foco é no combate ao coronavírus. Previsão de arrecadação por inscrições em concurso público consta no projeto de Lei Orçamentária de 2021. Além disso, 97 provimentos estão autorizados.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

CONCURSO POLÍCIA FEDERAL

Há um novo concurso Polícia Federal previsto, com falas do presidente afirmando que autorização saíra em breve. São previstas 2 mil vagas.

Comece a se preparar hoje para o concurso Polícia Federal. Conheça os pacotes do Direção Concursos:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

CONCURSO POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL

Há um concurso PRF previsto para ocorrer com edital lançado ainda este ano, se os desejos da instituição forem seguidos. Previsão é de 2,6 mil vagas para policiais. Projeto básico deve ser enviado para as empresas organizadoras de concursos públicos para escolha de banca.

Faça parte do grupo de estudos para o concurso para a Polícia Rodoviária Federal no Whatsapp: clique aqui para participar!

CONCURSO RECEITA FEDERAL

Segundo fontes internas, fala do subsecretário da Receita Federal indicam que um novo concurso público é pensado para 2021, com previsão de posse em 2022. Situação nas fronteiras é que mais se destaca pela urgência de um novo certame.

Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp da RFB!

CONCURSO TCU

Novo concurso TCU está previsto desde o início do ano, após autorização da seleção para Auditor. Fontes internas avisaram à equipe de jornalismo do Direção Concursos que já havia até banca escolhida, a Cebraspe. No entanto, pandemia paralisou o andamento do certame. Remuneração inicial é por volta de R$ 30 mil.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Também há um grupo de estudos no Whatsapp para o TCU. Clique aqui para participar!

Tem dúvida de como começar o estudo para concursos? O professor Ronaldo Fonseca tem uma dica rápida para você:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

Paulo Guedes 1
Paulo Guedes 2

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

paulo guedes parasita paulo guedes parasita servidor paulo guedes parasitas paulo guedes servidor paulo guedes servidores servidor público paulo guedes servidores públicos paulo guedes

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.