Logo Direção Concursos
Pesquisa

Perfil aprovados TCU: 4,5 horas de estudo por dia em 2 anos

Perfil aprovados TCU: 4,5 horas de estudo por dia em 2 anos

O edital do concurso público do Tribunal de Contas da União (concurso TCU) pode sair a qualquer momento. Com a empresa FGV contratada para organizar o certame, são 20 vagas imediatas previstas que pagam por volta de R$ 20 mil iniciais.

Com a proximidade da seleção, muitos concurseiros já estão preocupados se estão prontos ou não para as provas. São diversas perguntas: quantas horas estudar por dia? Por quanto tempo?

Para sanar algumas das dúvidas, o Direção Concursos realizou um levantamento com os aprovados do concurso TCU de 2013, que disponibilizava 29 vagas imediatas.

Aqui, conversamos com 30 convocados. As perguntas envolviam: quantas horas estudavam por dia? Quais idiomas falam? O que faziam antes de serem aprovados no TCU?

E as respostas para estas e outras questões foram apuradas e explicadas nesta matérias. Confira:

TSE Unificado, Tribunais de Justiça, TRTs e TRFs… 2023 definitivamente é o ano dos tribunais. Para se diferenciar da multidão que vai fazer essas provas você PRECISA se diferenciar.

Clique no botão abaixo e saia na frente:

Quero mudar de vida em 2023

Gênero, idade e estado civil

De acordo com o levantamento, 63% dos aprovados são homens, enquanto somente 37% são mulheres.

Ao todo, foram entrevistados 30 aprovados, ou seja, 19 são homens e 11 são mulheres.

genero aprovados tcu

Dos 30 entrevistados, a maioria é formada de solteiros. São 53% de solteiros a 47% de casados.

No entanto, são os homens que dominam o grupo de casados. São 12 homens casados comparados a somente duas mulheres casadas.

estado civil aprovados tcu

A média de idade dos aprovados é de 29 anos. Dos 30 entrevistados, a idade dominante era de 34 anos, com cinco aprovados. Em segundo lugar, a idade mais recorrente é de 25 anos, com quatro aprovados. Veja abaixo todas as idades respondidas:

idade aprovados tcu
concurso tcu
Confira os cursos do Direção para este concurso

Especialidade e idiomas estrangeiros

Todos os candidatos possuem ensino superior, no entanto, há diferentes níveis de especialização.

Dezoito dos aprovados permanecem somente com ensino superior, enquanto o o restante possui alguma especialização, como mestrado, pós ou outro curso.

Dez convocados possuem pelo menos alguma especialização, um possui mestrado e dois realizaram pós-graduações.

E a maior parte dos aprovados estudaram em Universidades Públicas. Ao todo, 25 estudaram em universidades públicas enquanto somente quatro se especializaram em universidades privadas. Um não respondeu.

E o idioma estrangeiro que domina os convocados é inglês, com 23 dos aprovados já tendo realizado um curso da língua em algum momento. Além disso, outros idiomas apareceram – diversas vezes, combinados com inglês ou outra língua.

Espanhol é a segunda língua mais frequentes, com nove convocados já tendo realizados algum curso anteriormente. E somente seis dos aprovados não falam idioma algum.

Antes do TCU

Informação interessante é que 86% do convocados já atuavam como servidores em outros órgãos. São 26 aprovados que, antes do TCU, já eram servidores públicos para somente três que estudavam integralmente e um que trabalhava na iniciativa privada.

E há muita diversidade nos estados de origem dos aprovados, apesar do Distrito Federal ser o mais recorrente, com 10 convocados. No entanto, há pelo menos um aprovado e chamado de cada região do país.

os estados de origem

Porém, mesmo que o estado de origem seja diversificado, atualmente, a maior parte trabalha e atua em Brasília.

Dos 30, vinte e um realizam as atribuições no DF, enquanto o restante está disperso nos estados de Rio de Janeiro, Porto Velho, Manaus, Fortaleza, Campo Grande, Boa Vista e Aracaju.

onde vivem tcu

Preparação para o TCU

A média de anos em que os concurseiros já estudavam antes de se prepararem para o TCU é de 5 anos. Veja que grande parte respondeu que estudavam de 2 a 6 anos para concursos públicos, de modo geral:

quantos anos estuda para concursos tcu

Já para o concurso TCU, em específico, a média de anos de preparação foi de 2 anos. Veja abaixo que os quadrados maiores correspondem a 1 a 5 anos de estudo direcionado para o Tribunal de Contas da União:

quantos anos estuda para o tcu

Já em relação às técnicas de estudo, todos os candidatos responderam que usaram mais de um método.

No entanto, os mais presentes foram os cursos em PDF, livros pra concursos, cursos de questões comentadas e sites de exercícios. Lembrando que o último concurso ocorreu em 2013-2014.

técnicas de estudo dos aprovados tcu

A média de horas de estudo por dia, em uma rotina normal, era de 4 horas e meia. A maior parte respondeu que estudavam neste intervalo de 6 a 4 horas diárias.

horas de estudo normal aprovados tcu

Já nas férias, a média de horas estudadas é o dobro. São 8 horas de estudo diárias. Veja abaixo as faixas com as horas mais respondidas pelos candidatos:

horas de estudo das férias no tcu

Hábitos durante o estudo

O questionário também fez perguntas relacionadas aos hábitos dos aprovados. Foi perguntada a frequência de vezes que iam ao cinema, teatro, estádios, museus, shoppings, parques e outros hobbies.

De acordo com as respostas, a maioria tinha a seguinte frequência de atividades:

  • iam no cinema ao menos 1 vez por mês
  • nunca frequentavam teatros, estádios ou museus
  • ao menos 1 vez por mês, iam ao shopping ou parques
  • a maioria pratica esportes semanalmente
  • a maioria frequentava, ao menos 1 vez por mês, bares/danceterias

Veja abaixo a frequência das respostas:

hábitos hobbies dos aprovados no tcu

Resumo

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.