Concursos Abertos Concursos 2020

Concurso Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto: recurso para discursiva

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
02/12/2019, às 15:29 • 1 semana atrás

Agora, chegou o momento que pode ser determinante para garantir a sua aprovação no concurso. A nota na etapa discursiva é não só classificatória, mas também eliminatória. Ou seja, é essencial obter uma boa pontuação nesta fase.

Esta é a última chance de melhorar a sua nota. Lembrando que a FCC oferece o prazo de 2 dias úteis para interpolar o recurso.

Ao entrar com um recurso, é importante demonstrar que os seus argumentos atendem aos critérios avaliados pela banca. Para os que realizaram estudos de caso, resta apontar onde abordou o assunto do espelho e de que forma ele foi abordado.

Sempre que observar um espaço, faça o seu recurso, mesmo que seja vista uma chance por menor que seja. No entanto, lembre-se: investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar a garantia de uma boa remuneração quando tomar posse.

Clique aqui e confira nossos pacotes de recursos para a Prefeitura São José do Rio Preto

Como escrever o seu recurso?

1) Vocativo

Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.

Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…

2) Objeto do recurso.

Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.

3) Argumentos

Aqui você demonstrará que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital. Os critérios são os seguintes para quem fez Redação.

Conteúdo

a) fundamentação e adequação dos argumentos ao tema proposto;

b) capacidade de análise e senso crítico;

c) clareza e coerência na seleção de argumentos em defesa de ponto de vista relacionado ao tema.

Estrutura

a) respeito ao gênero solicitado;

b) progressão textual e encadeamento de ideias;

c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão

a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido;

b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;

c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Já para quem fez Estudos de Casos, a banca indicará os critérios junto com a sua nota. Eles são mais técnicos e específicos ao assunto abordado na questão.

4) Conclusão

No final sempre retome o seu pedido e, se possível, já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota. “Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.

concurso iss são josé do rio preto concurso prefeitura rio preto recurso concurso prefeitura são josé do rio preto edital iss são josé do rio preto edital prefeitura são josé do rio preto edital prefeitura são josé do rio preto recurso recurso concurso são josé do rio preto recurso concurso são josé do rio preto edital

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.