Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso TJ MA: recurso para prova discursiva

Concurso TJ MA: recurso para prova discursiva

Agora chegou a fase que serve como divisor de águas entre quem será aprovado e aqueles que terão que enfrentar um novo concurso.

Como vocês já estão carecas de saber, 50% da nota final será oriunda da sua prova discursiva. Perceberam a importância? Essa não é só mais uma matéria. Ela é a matéria que fará diferença. Metade da sua nota do concurso virá da sua discursiva.

E para coroar, a nossa matéria é o segundo critério de desempate de notas, apenas atrás do critério de idade.

Agora é a última chances de melhorar a sua nota.

Para quem fez redação, como não existe uma única resposta correta, você deve demonstrar que os argumentos apresentados atendem aos critérios avaliados pela banca. Pode até apresentar argumentos de autoridade que sirvam para embasar a posição adotada por você em seu texto.

Para aqueles que fizeram estudos de caso, resta apenas apontar para a banca onde abordou o assunto do espelho e de que forma ele foi abordado, facilitando a correção pelo avaliador do recurso.

Lembrando que a FCC oferece o prazo de 2 dias úteis para interpolar o recurso para garantir sua pontuação.

Como escrever o seu recurso?

1) Vocativo

A maioria dos professores é bem receoso em lidar com banca. Andam pisando em ovos como se estivessem pedindo um favor. Você não pode ser arrogante, mas não precisa de “Excelentíssima banca avaliadora”.

Pode começar seu texto com um simples e educado: “Prezado avaliador…”, Prezada Banca…

2) Objeto do recurso.

 Você sempre deve começar apresentando o seu pedido. “Solicito a revisão da nota do item XXX, por entender que….”, “Solicito a majoração da nota pelos motivos a seguir”.

3) Argumentos

Aqui você demonstrará que a sua resposta está correta de acordo com os critérios que banca apresentou no edital. Os critérios são os seguintes para quem fez Redação.

Conteúdo

a) fundamentação e adequação dos argumentos ao tema proposto;

b) capacidade de análise e senso crítico;

c) clareza e coerência na seleção de argumentos em defesa de ponto de vista relacionado ao tema.

Estrutura

a) respeito ao gênero solicitado;

b) progressão textual e encadeamento de ideias;

c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão

a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido;

b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso;

c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.

Já para quem fez Estudos de Casos, a banca indicará os critérios junto com a sua nota. Eles são mais técnicos e específicos ao assunto abordado na questão.

4) Conclusão

No final sempre retome o seu pedido e, se possível, já facilite a vida do avaliador demonstrando o quanto ele deve aumentar a nota.

“Diante do exposto, solicito a majoração da nota de xx para yy”.

Resumo da ópera

Faça o seu recurso, sempre que observar um espaço, uma chance por menor que ela seja.

Se contratará um especialista ou se fará sozinho é uma decisão sua. Mas lembre-se que investir alguns reais no apoio de um especialista pode significar um bom salário no final do mês quando você tomar posse.

Clique aqui abaixo para obter mais informações sobre o serviço de recursos do Direção Concursos

Por Sérgio Varella, professor de Discursiva e Coach

Jornalismo Direção Concursos

Jornalismo Direção Concursos

Sob a coordenação do professor Arthur Lima e gerência do jornalista Victor Gammaro, a equipe de jornalismo do Direção Concursos te deixa informado sobre tudo que há de mais importante no mundo dos concursos públicos. Temos compromisso com a excelência e rapidez nas notícias, para que o (a) concurseiro (a) fique totalmente informado (a) sobre as oportunidades no funcionalismo público.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.