Logo Direção Concursos
Pesquisa

Reforma administrativa: consultores divulgam análise descritiva do texto

Reforma administrativa: consultores divulgam análise descritiva do texto

Os consultores legislativos José Theodoro Mascarenhas Menck, Newton Tavares Filho e Roberto Trancoso Rodrigues Neto, todos da Câmara dos Deputados, elaboraram uma análise descritiva sobre a reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro.

O documento tem por objetivo facilitar o entendimento do texto encaminhado. Após examinar a proposta, os três consultores produziram dois documentos: uma nota descritiva e um quadro comparativo.

A análise ressalta que o texto da reforma administrativa “possui como público-alvo não só a Administração pública como todo seu corpo de servidores”, conforme a exposição de motivos.

O governo federal garante que a proposta de reforma administrativa tem por objetivo estabelecer a meritocracia e igualdade no serviço público, além de ajustar a economia brasileira e oferecer um serviço de qualidade ao público.

Porém, com a proposta do fim da estabilidade e reajuste em carreiras, o texto encaminhado tem gerado bastante polêmica.

Além disso, o texto não prevê a inclusão de juízes, membros do Ministério Público e parlamentares na reforma, o que já está sendo questionado por deputados.

Reforma administrativa: grandes editais previstos

O mundo dos concursos públicos está recheado de excelentes previsões para quem sonha em ingressar na carreira pública. Os editais para a Polícia Civil do Rio grande do Norte (concurso PC RN) e o concurso para a Polícia Federal (concurso PF) podem ser pulicados em breve.

O edital do concurso PC RN deverá ser publicado até o dia 31 de outubro, conforme a confirmação do presidente da comissão organizadora. Porém, o contrato com a banca FGV já foi publicado e isso indica que o edital poderá ser divulgado a qualquer momento.

As vagas serão todas destinadas a candidatos de nível superior e seguirão a seguinte distribuição:

  • Delegado – 47
  • Agente – 230
  • Escrivão – 24

Além do excelente número de vagas imediatas, o concurso conta com remunerações iniciais de até R$ 4.731,91 podendo chegar a R$ 25.632,97 para o cargo de delegado.

concurso pc rn
Confira os cursos do Direção para este concurso

Já o concurso para a Polícia Federal é uma das grandes apostas que devem ser divulgadas ainda em 2020. De acordo com o ministro da justiça, André Mendonça, há possibilidade do edital ser divulgado em novembro. Veja detalhes aqui!

De acordo com o próprio órgão, as vagas solicitadas deverão seguir a seguinte divisão:

  • 300 para Delegado;
  • 600 para Escrivão;
  • 1016 para Agente; e
  • 84 para Papiloscopista.
cursos para concursos públicos

Além da carreira policial, um novo concurso para o Tribunal de Contas da União (concurso TCU) poderá ser divulgado no início de 2021. A escolha da banca organizadora já foi iniciada.

O certame também está previsto no planejamento orçamentário para o ano de 2021.

Está autorizado o preenchimento de 20 vagas, além da formação de um cadastro de reservas, no cargo de Auditor Federal, destinado a candidatos de nível superior.

Em sessão plenária, em 4 de março, o presidente do Tribunal de Contas da União anunciou a criação de grupo de trabalho para a organização e acompanhamento do concurso TCU.

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Reforma administrativa
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.