Concursos Abertos Concursos 2020

Reforma Administrativa: “Servidor exemplar terá estabilidade após três a quatro anos”, afirma Paulo Guedes

Larissa Lustoza Larissa Lustoza comentários
05/11/2019, às 17:51 • 2 semanas atrás

Em coletiva nesta terça-feira (5/11), o ministro Paulo Guedes ofereceu esclarecimentos sobre a reforma administrativa. De acordo com Guedes, servidores atuais terão a estabilidade mantida segundo as regras anteriores. No entanto, novos servidores passarão por um período mais longo e rígido para adquirir a estabilidade.

A regra atual determina que a estabilidade é adquirida após três anos de Estágio Probatório. A proposta de reforma administrativa do governo propõe que o período seja aumentado até quatro anos para a obtenção da estabilidade.

“Daqui pra frente, entre, seja um servidor exemplar em três a quatro anos e, então, ganhe a estabilidade”, detalha.

“A mentalidade do servidor público é adquirida quando você serve a população alguns anos antes de ser efetivado”, explicou o ministro. “Não é só porque fez um concurso, entrou e agora pode chutar todo mundo, maltratar, colocar uma estrela de autoridade”.

Além disso, a intenção do governo é aproximar o serviço público da realidade do mercado privado. Uma das propostas é de diminuir a remuneração inicial do servidor. Para isso, o governo planeja diminuir o número de carreiras.

Segundo Paulo Guedes, há cerca de 300 carreiras no governo e a reforma administrativa pretende diminuir este número para 20 a 30. Com isso, o número de níveis e classes nas carreiras também devem aumentar. A ideia é que o servidor demore mais tempo para atingir o topo da carreira.

Recentemente, uma matéria da Folha de S. Paulo anunciou que o processo de seleção também passaria por algumas mudanças, sendo possível a inclusão de dinâmicas em grupos. Saiba mais aqui.

Concursos 2020

Está temeroso que a reforma administrativa possa influenciar seu futuro no serviço público? Então, garanta já sua vaga antes de todo o trâmite. Há diversos certames previstos para este ano e para o próximo. Confira mais aqui.

concursos 2020 concursos publicos 2020 estabilidade servidores estabilidade servidores reforma reforma administrativa servidores reforma administrativo estabilidade reforma servidores 2020

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.