Concursos Abertos Concursos 2021

Reforma administrativa: governo adia envio do texto ao Congresso

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
19/02/2020, às 19:47 • 7 meses atrás

A novela da reforma administrativa está longe de chegar ao fim. Após o governo afirmar que o texto seria enviado ainda nesta semana, exatamente até o dia 20, o envio foi mais uma vez adiado.

O texto conta com grande expectativa dos concurseiros, afinal, promete grandes mudanças nas carreiras e nas contratações de servidores públicos.

O governo federal chegou a admitir, na última terça-feira (11), desistir de encaminhar ao Congresso Nacional uma proposta própria de reforma administrativa, que altera regras para servidores públicos. Porém, após pressão do presidente da Câmara dos Deputados, o cenário mudou.

Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, admitiu conversas o aceleramento da tramitação. Por tal motivo, foi cogitado que o governo adotasse PEC já em tramitação sobre assuntos relacionados à reforma administrativa.

Acontece que Rodrigo Maia, presidente da Câmara, colocou-se contra a ideia, a favor de que o governo envie sua própria proposta. A pressão surtiu efeito e a cúpula responsável deve fazê-lo em breve.

“Havia umas sugestões. Como há PECs tramitando na Câmara, para ganhar tempo, se poderia encaminhar também como está sendo feito na reforma tributária. Mas Rodrigo (Maia) prefere que o governo mande a PEC e o governo está admitindo mesmo mandar a PEC”, comentou o senador.

Ainda não há expectativa de quando a proposta será enviada. O texto está pronto e só não foi entregue ainda por causa da polêmica recente de Paulo Guedes, que chamou servidores públicos de “parasitas” e depois pediu desculpas.

paulo guedes paulo guedes fim dos concursos reforma administrativa paulo guedes reforma administrativa servidores rodrigo maia reforma administrativa

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.