Logo Direção Concursos
Pesquisa

Coronavírus: servidores em teletrabalho têm benefícios cortados

Coronavírus: servidores em teletrabalho têm benefícios cortados

A crise do coronavírus segue impactando o funcionalismo público. Desta vez, servidores públicos federais terão o pagamento de benefícios suspensos enquanto a pandemia durar.


Veja benefícios cortados:

  • Horas extras
  • Adicional de insalubridade
  • Adicional de trabalho noturno*
  • Auxílio-transporte

*exceto para aqueles que comprovarem a prestação do serviço noturno remoto das 22 horas às 5 horas


A justificativa, claro, é que, como os trabalhadores estão cumprindo expediente de casa, os auxílios são dispensáveis. A medida visa diminuir gastos do erário em meio ao surto da Covid-19.

As informações foram fornecidas pelo ministério da Economia. As suspensões impostas aos servidores estão previstas pelas Instruções Normativas 27 e 28, publicadas pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP).

De acordo com a pasta, a intenção é “gerir o pagamento dos benefícios de maneira razoável e justa”. O secretário da SGP, Wagner Lenhart, comentou o corte: “Devemos sempre atuar com responsabilidade quando se trata de dinheiro público, especialmente em momentos como este que estamos vivendo”, analisa.

Foram impactados: servidores com mais de 60 anos, aqueles que apresentam sintomas gripais, doenças preexistentes crônicas ou graves, além das servidoras grávidas e lactantes.

Servidores que seguem cumprindo o seu regime tradicional de trabalho não serão atingidos. É o caso de funcionários das áreas de saúde e segurança, por exemplo.

Servidores: corte salarial?

Quem acompanha o noticiário pela imprensa tradicional ouviu, nos últimos dias, informações sobre a possibilidade de redução salarial de servidores durante a crise.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos conversou com especialistas, que consideram a matéria “arriscada” e cogitam a possibilidade de inconstitucionalidade, além do descontentamento dos funcionários impactados. Confira aqui a matéria completa.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.