Logo Direção Concursos
Pesquisa

Servidores de alto escalão serão avaliados pelo governo

Servidores de alto escalão serão avaliados pelo governo

No próximo 7 de abril, o governo federal lançará um programa piloto para avaliar o desempenho de funcionários públicos.

A notícia está no Diário Oficial da União de 13 de fevereiro de 2020, na Portaria nº 52/2020. Ela foi assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

A ferramenta pretende avaliar servidores ocupantes de cargos em comissão (DAS 4, 5 e 6) e de natureza especial (secretários, por exemplo). Ao todo, 19 departamentos serão utilizados como “cobaia”.

Assinatura ILIMITADA – 20% de desconto até dia 14/2

Método de avaliação

Os servidores em questão serão avaliados pelo superior imediato, o “responsável por coordenar a avaliação e conduzir ações para o cumprimento das metas pactuadas no planejamento do trabalho”.

Metas a serem cumpridas serão estabelecidas no novo sistema de avaliação do funcionário. Ao fim do período de avaliação, o servidor receberá uma nota, que pode chegar em 100 pontos.

A Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, pasta de Wagner Lenhart, está responsável por acompanhar as avaliações periodicamente.

Mesmo que a nota seja insuficiente, o servidor não será necessariamente desligado da função de confiança ou do cargo em comissão. Da mesma maneira, uma boa avaliação não garante a continuidade na posição.

O programa de avaliação do servidores terá validade de um semestre, com fim programado para 7 de outubro.

Victor Gammaro

Victor Gammaro

Jornalista formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Trabalhou durante dois anos em agência de comunicação, além de experiência de três anos na redação do Correio Braziliense, como repórter da editoria de esportes. Entre outros eventos de relevância, cobriu as Olimpíadas do Rio de Janeiro, Copa do Mundo da Rússia e as Eleições Federais, em 2018. Coordenador de Jornalismo e Operações no Direção Concursos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.