PUBLICIDADE

Servidores públicos no Brasil têm custo menor do que na Espanha e Austrália

O custo dos servidores públicos no Brasil é menor do que em países como Espanha e Austrália. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15/10) durante seminário promovido pela Secretaria de Relações Internacionais. De acordo com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas, o custo da folha de servidores públicos em seu país é de 12,2% do PIB. ...

Por

Redação Direção Concursos
Compartilhe esta notícia
Imagem - Servidores públicos no Brasil têm custo menor do que na Espanha e Austrália

O custo dos servidores públicos no Brasil é menor do que em países como Espanha e Austrália. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (15/10) durante seminário promovido pela Secretaria de Relações Internacionais.

De acordo com o embaixador da Espanha, Fernando García Casas, o custo da folha de servidores públicos em seu país é de 12,2% do PIB.

Já o embaixador da Austrália, Timothy Kane, afirmou que o custo com servidores públicos é de 17%. De acordo com o Atlas do Estado Brasileiro, do Ipea, o Brasil tinha um custo de 10,7% do PIB em 2017.

No entanto, o secretário de Relações Internacionais, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), afirmou que o serviço público brasileiro necessita de readequações que deverão vir a partir da reforma administrativa:

“Aqui, no Brasil, nós vivemos um serviço público bastante obsoleto no sentido de gerar um custo significativo para o Estado e o serviço não ser tão eficiente até por conta da falta de uma modernidade”, pontuou.

Porém, o texto que trata da reforma administrativa para servidores públicos deverá ser votado apenas em 2021. A informação foi dada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na última segunda-feira (12/10).

De acordo com Maia, em entrevista à Globo News, o novo prazo se deu em razão da demora do governo em encaminhar o texto e à necessidade de o Congresso priorizar a proposta da tributária e a PEC emergencial.

Segundo ele, nas próximas semanas será instalada a comissão especial para debater o mérito da proposta de reforma administrativa. Veja maiores detalhes aqui!

Concursos policiais: estabilidade mesmo com reforma administrativa

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, servidores públicos da área policial provavelmente estarão inclusos na carreira típica de estado (que deverão ter estabilidade garantida mesmo com a reforma administrativa).

Com isso, os concursos policiais tornaram-se ainda mais atrativos para quem sonha em alcançar o patamar dos servidores públicos.

Diversos editais de concursos policiais foram anunciados para 2021 ou tiveram o edital publicado ao longo de 2020. Veja abaixo a lista dos principais concursos para a carreira policial (servidores públicos) :

Concurso Polícia Federal: o órgão tem autorização para o preenchimento de 2 mil vagas, sendo 300 para Delegado; 600 para Escrivão; 1016 para Agente; e 84 para Papiloscopista (servidores públicos). Confira todos os detalhes aqui!

Concurso PRF: a corporação já encaminhou ao Ministério da Economia a solicitação de preenchimento 2,6 mil vagas no cargo de Policial Rodoviário. A comissão organizadora do concurso já está formada, no entanto, a autorização do preenchimento ainda não foi publicada. Confira todos os detalhes aqui!

Concurso Senado: o edital prevê a oferta de vagas para o cargo de policial legislativo, para candidatos de nível médio. O certame está temporariamente suspenso e com publicação adiada para 2021. Confira todos os detalhes aqui!

Concurso PM TO: o edital do novo concurso com mil vagas para a carreira de soldado, destinada a candidatos de nível médio, está com publicação prevista para o início de outubro. O Cebraspe foi definido como banca organizadora. Veja todos os detalhes aqui!

Concurso PC PA: o edital está com banca organizadora definida e a expectativa é de que o edital com 1.495 vagas. O Instituto AOCP organizará a nova seleção. Veja todos os detalhes aqui!

Concurso PM PA: a corporação definiu o Iades como banca organizadora do concurso que prevê o preenchimento de 2.405 vagas nos cargos de praças e oficiais. Veja todos os detalhes aqui!

servidores públicos - reforma administrativa
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:

Servidores Públicos: assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

Assinatura ilimitada concurso sedf
notícias concurso sedf

As principais notícias do mundo dos concursos públicos em um lugar. Conheça o canal Direção News e se inscreva: clique aqui e confira!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
reforma administrativa servidores
servidor publico
servidores públicos
servidores publicos federais
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.